Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

O Porto de Santos recebeu a homologação da Marinha para receber navios de 366 metros, as maiores embarcações previstas para a Costa Leste da América do Sul.

A entrega do termo ocorreu terça-feira (23/2), na sede da Santos Port Authority (SPA). O Ministério da Infraestrutura investiu R$ 360 milhões na dragagem do canal, possibilitando aumentar o calado, condição necessária para a chegada dos navios de maior porte.

“A atração de navios de 366 metros e as boas perspectivas trazidas pela BR do Mar permitirão que Santos se torne de fato um porto concentrador, com grandes perspectivas de redução de custos para a carga”, destacou o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni.

saiba mais

Decreto lista rodovias, portos e aeroportos a serem privatizados

 

Com quase 30% da corrente de comércio nacional, o complexo portuário santista já se prepara para maiores movimentações de contêineres, com as ampliações previstas dos terminais já existentes e o planejamento da destinação de outras duas áreas, no Saboó, margem direita, uma para terminal portuário e outra para retroportuário.

Cabotagem

O crescimento previsto é de 3,3% ao ano, saindo hoje de cerca de 4,4 milhões de TEU – cada TEU equivale a um contêiner de 20 pés – para 7,9 milhões em 2040, conforme projeção do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do terminal.

Após a aprovação do programa de incentivo à cabotagem, BR do Mar, no Congresso, o aumento da movimentação de carga deve ser ainda maior, uma vez que, até então, o Porto de Santos recebia embarcações de até 340 metros de extensão, com capacidade para cerca de 9 mil TEU.

saiba mais

Nova lei da cabotagem aprovada na Câmara libera uso de navios estrangeiros no país

 

 

Com a homologação pela Marinha de novo tamanho máximo para navios, será possível aumentar a capacidade para 14 mil TEU, considerando um navio porta contêiner com 366 metros de comprimento e 52 metros de boca (classe New Panamax).

A SPA, em processo que envolveu também a Praticagem de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP), estudou e realizou simulações manobrabilidade, interação hidrodinâmica e planos de amarração, comprovando a viabilidade de tráfego dessas embarcações no canal de navegação.
Source: Rural

Leave a Reply