Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

A possibilidade de uma intervenção mais incisiva do governo federal na política de preços da Petrobras, que passou a ser considerada após o presidente Jair Bolsonaro indicar o nome do general Joaquim de Silva e Luna para presidir a companhia, na última sexta-feira (19/2), é vista com certo ceticismo no setor de etanol, principal afetado por medidas de controle de mercado adotadas em governos passados. Entidades representativas de produtores e da indústria, no entanto, veem a necessidade de se adotar medidas para fortalecer o biocombustível e deixá-lo menos vinculado ao mercado de combustíveis fósseis.

“Não assusta essa ingerência na Petrobras, não. A gente fica preocupado com o que pode vir, claro, mas acho que é muito difícil ter uma mudança radical num mercado que já está funcionando e com grande volatilidade de preços como é o mercado de combustíveis”, aponta o diretor técnico da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), José Ricardo Severo.

saiba mais

Interferência na Petrobras traz riscos ao setor de etanol, apontam analistas

 

Ele ressalta que não há mais espaço no mercado para o controle de preços da gasolina e defende que o governo arque com possíveis impactos de uma decisão nesse sentido. “Se o governo quer que um produto que está em livre mercado tenha controle de preços, precisa subsidiar ou não tem jeito, vai quebrar de novo a Petrobras”, afirma Severo ao lembrar dos impactos provocados pela crise de 2014 nos cofres da estatal.

“Controle de preços é uma questão que nunca foi bem sucedida. Sempre levou a obsolescência e prejuízos para todo mundo”, completa Renato Augusto Pontes Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar) e presidente executivo da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (Novabio).

saiba mais

Bolsonaro anuncia indicação de general Silva e Luna para presidente da Petrobras

 

Assim como a Feplana, a entidade defende que o governo adote medidas que aumentem a competitividade das fontes renováveis de energia para fazer frente à alta nos preços dos combustíveis fósseis. 

“O nosso setor anda muito a reboque do acontece na gasolina, o que é lamentável. Somos geradores de empregos. Só no Nordeste são 300 mil diretos, então, precisamos de uma política clara que forneça alternativas de fontes de suprimento ao Brasil, mas que não coloque o etanol e a energia de biomassa simplesmente como um componente que acompanha outros combustíveis”, diz Cunha.

Ele destaca, ainda, que o governo está “perdendo tempo” ao não focar no etanol e nos biocombustíveis. “Tudo isso são mudanças de efeito querendo alterar os defeitos. É possível fazer com que a concepção e os pressupostos sejam revistos. Senão esses efeitos vão sempre continuar prejudicando o abastecimento de combustíveis no Brasil”, conclui o executivo.

saiba mais

Bolsonaro diz que preço dos combustíveis pode cair 10% com mudança em impostos

 

Para a indústria de etanol de milho, a troca de comando na Petrobras é um ponto de atenção. Segundo o presidente da União Nacional do Etanol de Milho (UNAM), Guilherme Nolasco, a mudança na direção da empresa, em si, é legítima, mas não pode ser usada pelo governo para arbitrar ou controlar os preços.

“O problema está no câmbio ou no petróleo? Se você segura a gasolina num preço baixo, teoricamente, tem que vender um etanol com preço baixo. Nossa matéria-prima é milho, que é bolsa de Chicago, é dólar. Será que o presidente da República também vai criar um ambiente para controlar preços do milho?”, questiona o executivo.

Em sua visão, se a intenção é deixar os combustíveis mais baratos, seria mais interessante reduzir a carga tributária. “Grande parte do custo dos combustíveis está em impostos estaduais e federais. Então, se o presidente quer levar uma gasolina mais barata para a população, é só isentar os tributos federais”, diz.

saiba mais

Açúcar e etanol tiveram alta de preços nos últimos dias, diz Cepea

 

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a suspensão temporária da cobrança de impostos federais sobre o óleo diesel. A medida, contudo, não deve ter impacto significativo sobre os preços praticados no varejo, segundo avalia o diretor técnico da Feplana.

“Se o governo quer algum combustível barato, a desoneração tributária não vai adiantar porque uma hora ou outra os operadores de mercado vão pegar essas desonerações para si. O que a Feplana defende é dar maior competitividade aos biocombustíveis e essa competitividade é na comercialização, nos impostos e em todas as outras áreas”, afirma Severo.

Ele lembra também de outros pleitos do setor, como a venda direta de etanol pelas usinas aos postos de combustível. “A gente inclusive já levou esse pleito ao presidente Jair Bolsonaro destacando que é uma forma de diminuir a dependência e ter maior competitividade com a gasolina. Porque, hoje, o etanol não compete com a gasolina, ele é carregado pela gasolina”, analisa o diretor.

saiba mais

Bolsonaro volta a reclamar de preços e critica fala de presidente da Petrobras

 
Source: Rural

Leave a Reply