Skip to main content

Devido à pandemia, última edição presencial da feira foi realizada em 2019 (Foto: Divulgação/ABCZ)

 

De 1º a 9 de maio, o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), será o palco da primeira grande feira do agronegócio neste ano com público. A 86ª Expozebu, que foi cancelada no ano passado devido à pandemia, deve receber 2 mil pessoas por dia, entre tratadores de animais, expositores, técnicos e juízes de pista.

“A Expozebu vai acontecer no formato semipresencial, seguindo todos os protocolos sanitários. Só vamos cancelar por força maior, se a prefeitura de Uberaba ou o Estado proibirem a realização”, afirma Rivaldo Machado Borges, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), que promove a exposição.

saiba mais

Associação do Girolando anuncia cancelamento da Megaleite 2021

Covid-19 já causou cancelamento de 11 feiras agropecuárias no 1º semestre

 

Segundo ele, todos os detalhes do protocolo foram apresentados e aprovados pela prefeitura, incluindo o público restrito. Entre as medidas, etsão apresentação de teste de Covid-19 feito até dois dias antes, medição de temperatura na entrada e em vários pontos do parque durante o dia, tapete sanitizante nas entradas, totens de álcool gel, uso obrigatório de máscaras, exigência de distanciamento social e limpeza frequente das instalações.

Os tratadores vão ser alojados em um hotel dentro do parque, que tem capacidade para 300 pessoas. Os quartos com 10 beliches cada um vão receber, no máximo, cinco pessoas. O presidente da ABCZ ressalta que o parque de 180 mil metros quadrados pode comportar até 5 mil pessoas com todas as regras de distanciamento social, mas será permitida apenas a entrada de 2 mil por dia.

 

saiba mais

Case, New Holland e John Deere não vão participar das feiras do agro em 2021

Massey e Valtra não vão participar das feiras agropecuárias neste ano na América do Sul

 

No início do mês, o Fernando Costa recebeu uma exposição de animais organizada por um parceiro da ABCZ com público controlado de 400 pessoas. O evento, muito bem-sucedido, segundo Borges, serviu como um test-drive para a Expozebu.

“O Brasil não pode parar. Estamos vivendo há um ano essa epidemia. No ano passado, cancelamos a Expozebu, que é uma exposição de genética, pela primeira vez em sua história porque não estávamos preparados para lidar com a Covid. Agora é bem diferente. Estamos nos preparando para isso desde outubro. Jamais faríamos um evento que pudesse prejudicar as pessoas ”, diz o presidente, acrescentando que o formato semipresencial da Expozebu poderá servir de modelo para o setor.

saiba mais

Tecnoshow Comigo e Bahia Farm Show são canceladas devido à pandemia de Covid-19

 

Para expandir a visibilidade e os negócios, a ABCZ vai transmitir tudo por um canal exclusivo de TV ao vivo. “O público que não puder visitar a exposição neste ano, incluindo as pessoas do exterior, poderá ver tudo ao vivo pelo nosso canal", afirma.

A organização vai usar a expertise conquistada no ano passado com a realização da Expogenética, que usou uma plataforma 360 graus para fazer leilões digitais. Segundo Borges, foram 250 mil visualizações em 1.600 cidades e 90 países. “O evento virtual, sem público no parque, foi um grande sucesso. Tivemos um retorno 66% maior por animal em relação à feira de 2019", destaca.

saiba mais

Coopavel anuncia cancelamento de parte presencial do Show Rural

 

Em 2019, cerca de 280 mil pessoas visitaram a Expozebu em nove dias. Além dos leilões e julgamentos de raça, o parque foi palco de cinco shows nacionais e recebeu várias opções gastronômicas. Os negócios somaram cerca de R$ 200 milhões.

Neste ano, a exposição deve receber de 1.200 a 1.600 animais, um aumento de até 46% em relação à última feira. Nos leilões, o valor dos animais deve ser de 40% a 60% maior, projeta o presidente. Para justificar o otimismo, Borges, da terceira geração de neloristas, diz que a pecuária está em recuperação, “dando retorno como nunca ao produtor”.

saiba mais

Fenatrigo é cancelada por causa da pandemia de Covid-19

 

 

Prefeitura

A prefeita de Uberaba, Elisa Rocha (Solidariedade), diz que se reuniu com a diretoria da ABCZ e apoiou a realização da Expozebu em maio porque considerou o ambiente seguro por conta do espaço disponível e dos protocolos de segurança apresentados.

“Reforço que houve um acordo com a diretoria da ABCZ para que essa aprovação seja definida na proximidade da feira, de acordo com o cenário da pandemia em Uberaba", observa a prefeita.

No boletim desta terça-feira (23/2), Uberaba, com uma população estimada de 337 mil pessoas, contava 337 mortes e 14.963 casos de Covid-19.

saiba mais

Cotrijal anuncia cancelamento da Expodireto 2021

 

 

O test-drive

Loy Rocha, organizador da 15ª Expoinel Minas, exposição da raça nelore e guzerá que serviu de test drive para a Expozebu, diz que os 400 animais com seus tratadores começaram a chegar ao Parque Fernando Costa em 29 de janeiro. Os julgamentos foram realizados de 3 a 6 de fevereiro.

“Foi um grande sucesso. Não houve nenhum caso de contaminação de Covid. Seguimos todos os protocolos sanitários acordados com a prefeitura e a parceira ABCZ. Na verdade, o parque parecia um hospital", ressalta.

saiba mais

AgroBrasília é cancelada devido ao avanço da pandemia de Covid-19

 

A prefeitura autorizou 400 pessoas por dia, entre tratadores, criadores e pessoas ligadas à pecuária. A confraternização de tratadores, tradicional no final dos eventos da pecuária, foi cancelada.

Segundo Rocha, os custos para organização do evento subiram 15% por causa dos protocolos e foram bancados pelos expositores. Sem revelar os números, ele diz que os leilões tiveram bom faturamento.
Source: Rural

Leave a Reply