Skip to main content

Diante da instabilidade no consumo, indústria ajusta a produção, refletindo na demanda por leite (Foto: Getty Images)

 

O preço do leite captado em dezembro de 2020 e pago aos produtores em janeiro de 2021 registou queda de 4,3% na “Média Brasil” líquida, chegando a R$ 2,0344/litro, de acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

Segundo as analistas Natália Grigol e Juliana Santoso, da Equipe Leite do Cepea, as pesquisas em andamento apontam que a tendência de queda deve permanecer nos próximos meses. “A expectativa é de que o leite captado em janeiro e pago ao produtor em fevereiro registre recuo médio de cerca de cinco centavos por litro”.

Elas explicam que a desvalorização do leite no campo se deve ao enfraquecimento da demanda por lácteos, provocada pela diminuição do poder de compra do consumidor brasileiro, pelo fim do auxílio emergencial para muitas famílias, do recente agravamento dos casos de Covid-19 e da elevação do desemprego.

Os agentes de mercado consultados pelo Cepea informaram que, diante da instabilidade do consumo, há um esforço das indústrias em ajustar a produção para manter os estoques controlados, para evitar quedas mais bruscas de preços, tanto para os derivados quanto para o produtor. 

Elas observam que, no entanto, o nível de estoques vem crescendo, e, desde dezembro de 2020, observa-se a intensificação da pressão exercida pelos canais de distribuição junto às indústrias para obter preços mais baixos nas negociações de derivados.

saiba mais

Preço do leite cai em janeiro, mas ainda assim é o mais alto já registrado no mês

 

Pesquisas realizadas pelo Cepea, com apoio financeiro da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), mostram que, na média de janeiro, os preços do leite UHT e do queijo muçarela negociados no atacado do estado de São Paulo caíram 6,8% e 8,9%, respectivamente, enquanto os do leite em pó se mantiveram praticamente estáveis.

O estudo constatou que as negociações de leite spot em Minas Gerais também recuaram 12,3% na média mensal de janeiro. “A tendência de queda continuou em fevereiro para os derivados. No caso do spot, a média mensal recuou 0,7%. Esses resultados devem influenciar negativamente a precificação do leite captado em fevereiro e pago ao produtor em março.”

Na avaliação das analistas, apesar de haver uma perspectiva de queda nos preços do leite no campo para fevereiro e março, espera-se que a média neste primeiro trimestre de 2021 ultrapasse a verificada no mesmo período de 2020 (quando a média foi de R$ 1,4655/litro, em termos reais – os valores foram deflacionados pelo IPCA de dezembro/20).

No entanto, dizem elas, é importante pontuar que preço não é sinônimo de rentabilidade. “Mesmo que os valores do leite estejam em patamares considerados altos para o período do ano, a valorização considerável e contínua dos grãos (principais componentes dos custos de produção da pecuária leiteira) tem comprometido a margem do produtor e limitado o potencial de crescimento da atividade.” Pesquisas do Cepea mostram que o pecuarista precisou de, em média, 41,2 litros de leite para a aquisição de uma saca de 60 kg de milho, 16,3% a mais que em dezembro/20.
Source: Rural

Leave a Reply