Skip to main content

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O Mato Grosso abateu 7,74% menos bovinos em janeiro deste ano em relação a dezembro do ano passado, informou em relatório semanal o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base em dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT).

O total de cabeças abatidas no mês passado alcançou 367,21 mil, das quais 225,05 mil foram machos e 142,15 mil, fêmeas. Em dezembro, o número total foi de 398,02 mil cabeças abatidas. Entre os machos, o recuo foi de 15,57% em relação a dezembro. Já a quantidade de fêmeas levadas ao gancho cresceu 8,12%.

saiba mais

Prévia do IBGE indica menor abate de bovinos desde 2011

Entenda por que falta gado para produzir carne no Brasil

 

"Um dos principais motivos que influenciaram este cenário foi a oferta mais escassa de machos e, para atender à demanda interna e aproveitar a alta na arroba, alguns pecuaristas decidiram continuar descartando suas vacas", cita o Imea, no relatório.

Ainda conforme o instituto, todas as regiões do Estado tiveram queda no número de abates, sendo o sudeste, com perda de 20,66%, o oeste (-12,40%) e o centro-sul (-7,25%) as que tiveram maior decréscimo.

saiba mais

Preço da carne bovina preocupa supermercados em 2021

Plano B da indústria, compra de gado vivo do Paraguai não freará alta da arroba no Brasil

 

 

Já a nordeste foi a única região mato-grossense que apresentou alta nos abates, embora leve, de 0,61%. "Diante disso, para o curto prazo é esperada uma maior contenção de fêmeas no Estado, o que pode restringir ainda mais a oferta de animais para abate", finaliza o Imea.
Source: Rural

Leave a Reply