Skip to main content

(Foto: Reuters)

 

A Argentina está investigando empresas de bens de consumo incluindo Danone, Procter & Gamble e Unilever, além de produtores de alimentos como a Bunge, sob acusações de elas terem deliberadamente reduzido a produção em meio a medidas do governo para conter o aumento de preços.

O Ministério da Produção do país, em um comunicado, alegou que essas e outras empresas estariam "retendo os volumes de produção" e não teriam seguido uma resolução que determinou aumento da produção ao "nível mais alto de sua capacidade instalada".

 

saiba mais

Exportações agrícolas da Argentina se recuperam em janeiro após fim de greves

 

O governo disse que uma investigação encontrou escassez em supermercados de produtos que variam de óleo de cozinha a fraldas e queijos, e que as empresas sob investigação devem corrigir a situação e restaurar os níveis de estoque. As empresas não responderam imediatamente aos pedidos de comentários por e-mail.

Daniel Funes de Rioja, chefe da Câmara da Indústria de Alimentos Copal, rejeitou as acusações e disse à imprensa que a indústria seguiu em frente apesar dos altos custos e congelamento de preços.

saiba mais

Exportadoras do agro da Argentina fecham acordo com governo sobre impostos

 

Segundo ele, as empresas abasteceram o mercado durante toda a pandemia, "apesar dos trabalhadores doentes, problemas logísticos, greves dos petroleiros, bloqueio de caminhoneiros de 15 dias, feriados, férias de pessoal e paralisação de fábricas para manutenção".

Mas o ministro da Produção, Matías Kulfas, disse que o governo detectou "alguns produtos faltando nos supermercados" e atribuiu isso a um problema de abastecimento pelos grandes produtores industriais.

saiba mais

Argentina tenta garantir oferta doméstica de trigo em meio a rumor de limite a embarques

 

O governo argentino tem tentado proteger os consumidores de aumentos dos preços e buscado controlar uma inflação galopante, prevista em uma pesquisa do banco central em 50% neste ano.

A gestão de Alberto Fernandez entrou em confronto com algumas empresas e investidores sobre o teto de preços de alguns produtos e o congelamento de tarifas de serviços públicos. Na quarta-feira (17/2), os detentores da dívida soberana da Argentina criticaram tais políticas como medidas de curto prazo e condenadas ao fracasso.

saiba mais

Adido do USDA mantém previsão de safra do Brasil e reduz a da Argentina

 

O Ministério da Produção disse que as leis de teto de preço visam proteger os consumidores de "possíveis abusos de preços e garantir o abastecimento normal de produtos nos supermercados".

Temores recentes sobre o ressurgimento da inflação geraram tensão entre o governo argentino e o grande setor agrícola do país, com a tensão aliviada após promessas de exportadores e produtores de ajudar a manter os preços domésticos baixos.
Source: Rural

Leave a Reply