Skip to main content

(Foto: Federarroz/Divulgação)

 

A colheita de arroz foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (11/2) no Rio Grande do Sul. Com 944.841 hectares semeados na safra 2020/2021, o Estado responde por cerca de 70% da produção nacional de arroz, de acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

O início dos trabalhos foi selado em evento em Capão do Leão (RS) com a participação do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que destacou o empenho dos produtores. "Quero realçar a resiliência e força de vontade dos nossos arrozeiros, que superaram inúmeros obstáculos", declarou.

saiba mais

Federarroz descarta queda de preços ao produtor neste ano

Produtores já fecham contratos para venda futura de arroz

 

O vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, destacou a importância do setor para a economia gaúcha. "Gera mais de 30 mil empregos diretos e são cerca de 200 municípios que dependem desta cultura, especialmente na metade sul", ressaltou.

O evento reuniu produtores e lideranças da orizicultura no Estado deste terça-feira, com o tema "os novos rumos do sistema de produção". Durante a cerimônia oficial, as autoridades participaram da tradicional chuva de arroz promovida pelas colheitadeiras em operação.

saiba mais

Conab eleva estimativa de safra de grãos para 268,3 milhões de toneladas em 20/21

Vento e chuva forte atingem local da abertura da colheita do arroz

 

Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho reafirmou os compromissos do governo do Estado com o setor arrozeiro.

"Estamos fazendo uma reestruturação administrativa do Irga, com fortalecimento orçamentário, para dar maior assistência ao produtor. Além disso, está em andamento a questão do terminal logístico do arroz no porto de Rio Grande, para dar a resposta que o setor necessita", garantiu.

Nesta quinta-feira (11/2), em nova estimativa para a safra, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para cima a produção de arroz. Em janeiro, a colheita prevista era de 10,904 milhões de toneladas. Neste mês, é de 10,935 milhões. Ainda assim, o número é 2,2% menor que a safra 2019/2020, estimada em 11,183 milhões de toneladas.
Source: Rural

Leave a Reply