Skip to main content

Estoque de milho em Changtu, na China (Foto: Ryan Woo/Reuters)

 

O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China disse nesta terça-feira (9/2) que encontrou oito empresas e institutos que produziram ou realizaram pesquisas de forma ilegal com sementes geneticamente modificadas.

Entre eles, estão duas empresas de comercialização de sementes da província de Liaoning, no nordeste do país, e duas produtoras de milho da província de Xinjiang, que fabricavam sementes transgênicas do cereal.

saiba mais

China detecta mutação natural do vírus da peste suína africana

Ministra vê China com apetite forte e diz trabalhar para elevar produção de grãos

 

 

O ministério disse que as sementes foram confiscadas e as empresas multadas. A China não permite a fabricação ou plantio de milho geneticamente modificado. O anúncio do ministério, de que descobriu produção ilegal de sementes transgênicas, é o primeiro em anos.

A pasta também destacou quatro casos de pesquisas ilegais com algodão geneticamente modificado. Embora o algodão transgênico seja permitido na China, o ministério disse que os institutos e as empresas envolvidas estavam trabalhando em genes que não haviam sido previamente autorizados.

saiba mais

China reduz ritmo e exportação de carne bovina do Brasil cai em janeiro

Importação de soja dos EUA pela China aumenta 52,8% em 2020

 

O alto escalão do governo chinês indicou no ano passado que a biotecnologia faria parte de uma campanha com objetivo de melhorar a segurança alimentar, sinalizando que Pequim poderia dar mais um passo em direção à comercialização de novas sementes geneticamente modificadas.

Retirar as sementes transgênicas ilegais do mercado, que possuía ampla disponibilidade dos produtos em anos anteriores, seria uma medida necessária antes que os transgênicos regulamentados pudessem ser comercializadas, segundo especialistas.
Source: Rural

Leave a Reply