Skip to main content

(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

*Publicado originalmente na edição 423 da Revista Globo Rural (Fevereiro/2021)

Em fevereiro, por causa da configuração atual do La Niña, o extremo noroeste do país tem chuvas acima da média. Enquanto isso, uma grande área aquecida no Oceano Atlântico prejudica as chuvas das outras áreas do centro-norte do país.

No Sudeste e Centro-Oeste, os Estados mais ao norte têm previsão de chuva abaixo da média histórica. O restante do centro-sul do país tem previsão de precipitações acima da média, devido ao fluxo de umidade que vem do norte.

saiba mais

Colheita de soja avança pouco no Brasil e agrava atraso no plantio de milho e algodão

 

No Sul do país, a expectativa é uma maior frequência de frentes frias e que os fluxos que vêm da Amazônia estejam presentes na região. Assim, quase toda a área ficará com volumes acima da média.

A exceção será no extremo oeste e sul do RS, que ficará ligeiramente abaixo da média. Os volumes irão beneficiar as lavouras de soja em fase de enchimento de grãos, mas, por outro lado, poderão prejudicar as lavouras já em fase de colheita.

No Sudeste, como calor e a umidade presentes na atmosfera, a expectativa é de muitas pancadas de chuva em toda a região. A previsão é de chuva acima da média, concentrando-se nos Estados de SP, RJ e no sul de MG. A colheita de soja seguirá durante o mês e a maioria das áreas produtoras terá o plantio da segunda safra março adentro.

saiba mais

Chuvas afetam operações com grãos e fertilizantes no porto de Paranaguá (PR)

 

No Centro-Oeste, os volumes totais ficarão abaixo da média, sendo preocupante para as lavouras que ainda precisam de chuva para o enchimento dos grãos. Em áreas como Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal, a previsão é de chuvas abaixo da média. Já em MS, por causa do denso fluxo de umidade que escoa do norte do país, a previsão é de precipitações acima da média.

No Nordeste, devido à configuração atual do Oceano Atlântico, a previsão é de chuvas abaixo da média histórica em quase toda a região. Por causa da formação de VCANS, a previsão é que algumas áreas do interior da BA fiquem com chuvas acima da média, trazendo umidade para o solo, mas podendo prejudicar a colheita da safra de grãos.

No Norte, por causa da configuração do La Niña, a previsão é de chuvas acima da média em parte da região. Os Estados do AM, AC, RO e RR têm previsão de precipitações acima da média. Nos demais, a previsão é de chuvas abaixo da média histórica e os produtores deverão ficar atentos com as estiagens prolongadas.

saiba mais

Chuvas em janeiro favorecem desenvolvimento da safra de grãos no Brasil, avalia Conab

 

Mundo

 

 

América do Norte
Nos Estados Unidos, as estiagens estarão atingindo os litorais da Costa Leste e Oeste, enquanto as regiões centrais e o sul do Canadá terão volumes acima da média para esse período do ano.

América do Sul
As chuvas serão abundantes, favorecendo suas culturas tipicamente tropicais: banana, cana, algodão e café.

saiba mais

Colheita de soja chega a 4,71% no MT e plantio de milho avança com lentidão

 

África
As chuvas, de modo geral, ocorrerão de maneira mais abundante. Entretanto, na zona equatorial, a estiagem deve se estender desde o Atlântico até o centro do continente.

Europa
Na Europa Ocidental, tudo deverá se manter sem maiores anomalias, à exceção dos países ao sul, onde as chuvas estarão abaixo da média. Precipitações mais intensas ocorrerão nos países do norte europeu.

Ásia
A China e a Rússia terão a quase totalidade de seus territórios sem anomalias significativas. A Indonésia passará por um período seco, à exceção do seu extremo leste, onde as chuvas serão mais fortes.
Source: Rural

Leave a Reply