Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (5/2) no site da revista Globo Rural.

Colheita de soja

(Foto: Globo Rural)

 

A colheita de soja em Mato Grosso avançou até esta sexta-feira para 11,2% da área do Estado, mais que dobrando ante a semana anterior (4,7%), mas ainda com grande atraso na comparação com a média histórica e a mesma época do ano passado, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Chuvas na colheita

(Foto: Conab/Divulgação)

 

Os trabalhos de colheita e transporte da safra de soja 2020/21 correm riscos devido a chuvas excessivas previstas em algumas das principais regiões produtoras do Brasil ao longo de fevereiro, com potencial de atrasar ainda mais as atividades e as exportações, alertam especialistas e representantes do setor.

Frango e suínos

ABPA exportação (Foto: Divulgação)

 

As exportações brasileiras de carne de frango inatura e processada somaram 291,6 mil toneladas em janeiro de 2021, 9,9% a menos que no mesmo mês em 2020. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (5/2) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O faturamento no período foi de US$ 434,4 milhões, número 17,9% inferior ao efetivado no mesmo período do ano passado, com US$ 529,1 milhões.

Peste suína africana

(Foto: Reuters)

 

Cientistas chineses descobriram uma mutação natural do vírus da peste suína africana (PSA) que, segundo eles, pode ser menos mortal do que a cepa que dizimou o maior rebanho de porcos do mundo em 2018 e 2019. A descoberta de pesquisadores chineses foi publicada em meio a discussões sobre o andamento da doença no país. 

Carne bovina

criacao_boi_carne (Foto: Thinkstock)

 

As exportações de carne bovina do Brasil recuaram 6% em janeiro na comparação com mesmo mês do ano anterior, informou nesta sexta-feira a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), destacando uma redução nos embarques para a China frente aos meses anteriores.

Escassez de animais

(Foto: Divulgação)

 

O Ministério da Agricultura está analisando a possibilidade de importação de gado em pé do Paraguai por frigoríficos brasileiros. A demanda veio do Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sicade-MS), que representa 20 plantas e tem buscado preencher escalas de abate em meio à oferta apertada de gado terminado.

Funcafé

(Foto: Pixabay)

 

O Conselho Nacional do Café (CNC) informou, nesta sexta-feira (5/2), ter pedido apoio do governo e de parlamentares para a manutenção do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Em comunicado, o CNC afirma que está se articulando com os presidentes da Câmara, deputado Arthur Lira (Progressistas-MG), do Senado, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR).

Trator elétrico

 (Foto: YAK Tratores Elétricos/Divulgação)

 

A era dos tratores elétricos no Brasil está começando. Em cerca de um ano e meio, já deverá ser possível adquirir ou mesmo fazer uma assinatura mensal ou anual para o uso desse tipo de maquinário. A startup YAK Tratores Elétricos prepara para o mês de março uma apresentação em que o público poderá, inclusive, testar um modelo que a empresa desenvolveu para a agricultura brasileira.

Venda de terras a estrangeiros

 (Foto: Globo Rural)

 

O presidente da consultoria Agroconsult, André Pessôa, se disse favorável ao projeto de lei sobre venda de terras para estrangeiros no Brasil. A proposta foi aprovada no Senado em 15 de dezembro e ainda precisa ser apreciada pela Câmara dos Deputados. Em webinar promovido pelo Insper Agro Global na quinta-feira (4/2), ele qualificou a proposta como o "possível" no momento, embora deveria ser mais "liberal" e "ter menos Brasília, menos cartórios e Estado e mais mercado".
Source: Rural

Leave a Reply