Skip to main content

Depois de enfrentar atraso no plantio da soja, colheita da safra etsá bem abaixo da média (Foto: Divulgação/Case)

 

A colheita de soja em Mato Grosso avançou até esta sexta-feira para 11,2% da área do Estado, mais que dobrando ante a semana anterior (4,7%), mas ainda com grande atraso na comparação com a média histórica e a mesma época do ano passado, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Após um atraso no plantio por conta da seca, os trabalhos de colheita no maior produtor brasileiro de soja estão 33,3 pontos percentuais atrás do registrado na mesma época de 2019/20, segundo o Imea, que notou que agora chuvas limitaram maiores avanços nos trabalhos das colheitadeiras nesta semana.

Pela média dos últimos cinco anos, a colheita estaria em 32,5% nesta época.

"A semana foi chuvosa, mas também tem muita soja para colher. Sim, teve um atraso por conta das chuvas, mas principalmente ainda é mais devido ao atraso do plantio", disse o superintendente do Imea, Daniel Latorraca.

Ele lembrou que o mês de fevereiro será decisivo para a colheita, uma vez que o Estado plantou, de forma concentrada quando as chuvas voltaram, 60% da safra de soja em um período de 15 dias.

"Sessenta por cento estará chegando para estar pronto em fevereiro, se continuar chovendo podemos ter problema na colheita", afirmou ele.

saiba mais

Chuvas desafiam colheita e escoamento de soja no Brasil em fevereiro

Embrapa alerta sobre apodrecimento de vagens de soja na safra 2020/21

 

Segundo agrometeorologistas ouvidos pela Reuters, os trabalhos de colheita e transporte da safra de soja 2020/21 correm riscos em fevereiro devido a chuvas excessivas previstas em algumas das principais regiões produtoras do Brasil, inclusive em Mato Grosso.

Isso teria potencial de atrasar ainda mais as atividades e as exportações.

"A partir da semana que o negócio (colheita) começa a acelerar, a grande área que foi plantada de forma concentrada começa a estar pronta", notou.

"Aí é aumentar bem o ritmo para que a gente tire boa parte deste atraso do final de janeiro."

Em função do atraso na colheita de soja, Mato Grosso também registra níveis inferiores de plantio de milho e algodão segunda safra, em relação à média histórica e à temporada passada.

A semeadura do cereal chegou a 8,23%, ante 38,94% nesta época de 2019/20 e 29,03% na média histórica. Já o plantio da pluma ficou em 59,52%, versus 98,24% um ano antes e média de 84,66% para os últimos cinco anos.
Source: Rural

Leave a Reply