Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (3/2) no site da revista Globo Rural.

'Locomotiva da economia'

 (Foto: Adriano Machado/Reuters)

 

Em aceno à bancada ruralista, o presidente da República, Jair Bolsonaro, parabenizou parlamentares ligados ao setor do agronegócio e disse que o setor é a "locomotiva da economia". Durante seu discurso na abertura do ano legislativo no Congresso, ele disse que o governo trata o homem do campo com responsabilidade. "O agronegócio continua sendo a locomotiva da economia", afirmou Bolsonaro, que foi pessoalmente à cerimônia que marca o início dos trabalhos do Congresso.

Negociações do Mercosul

(Foto: Divulgação)

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que conversou com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, sobre a possibilidade de flexibilizar negociações de integrantes do Mercosul com outros países fora do bloco. Bolsonaro também previu a possibilidade de um encontro do Mercosul no final de março no Brasil.

Índice de Commodities

(Foto: Agência Brasil)

 

O Índice de Commodities do Banco Central (IC-Br) subiu 10,55% em janeiro ante dezembro, informou nesta quarta-feira (3/2), a instituição. O indicador passou de 263,38 pontos para 291,18 pontos. Para efeito de comparação, o BC também divulga em seu documento o indicador internacional de commodities, o CRB, que avançou 8,29% na mesma relação mensal.

Comercialização

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) acaba de lançar em seu portal espaço exclusivo para comercialização de produtos, por meio do "Leilão pra Você". O interessado pode realizar compra, venda ou troca produtos, serviços ou insumos agropecuários, informa a estatal em comunicado.

Eficácia de fungicidas

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Pesquisas mostram que os principais fungicidas perderam eficiência no controle da doença conhecida como mancha marrom de Alternaria, em tangerinas e seus híbridos. Estudo cita que resistência ocorre não só no sudoeste paulista, mas em todo o Estado de São Paulo, que concentra a maior produção nacional. 

Empregos no agro

(Foto: Divulgação )

 

Apesar da pandemia, o agronegócio registrou em 2020 o melhor desempenho na geração de empregos desde 2011, segundo Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgado nesta quarta-feira (3/2), que analisou os dados do ano passado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). No total, foram criadas 61.637 vagas de janeiro a dezembro de 2020. 

Preservação e produtividade

(Foto: Hubner Douglas/HD Mídia Produções)

 

Água encanada ajuda a preservar mananciais e tem aumentado produtividade da pecuária bovina na Amazônia. Criador do norte de MT investiu em estrutura para intensificar a produção e conseguiu aumentar em 19% o ganho médio diário de peso do rebanho. 

Financiamento rural

(Foto: (Divulgação/BNDES))

 

O Programa BNDES Crédito Rural atingiu no fim de janeiro R$ 1,7 bilhão em financiamentos desde sua criação, em março de 2020, como uma alternativa aos programas agropecuários do governo federal, que têm taxas equalizadas pelo Tesouro Nacional. Na vigência do atual Plano Safra (2020/2021), desde 1º de julho, foram financiados R$ 1,5 bilhão pela linha especial da instituição. Receberam empréstimos pelo programa 3.700 produtores rurais em mais de 5.200 operações.

Chuvas afetam operações

(Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

 

Uma disparada no volume de chuvas registrado em Paranaguá (PR) em janeiro aumentou o tempo em que as atividades no porto ficaram paradas em 82% no comparativo anual, para 12,6 dias, afetando os embarques de grãos e entradas de fertilizantes, informou a administração portuária. Segundo a Portos do Paraná, as precipitações atingiram um nível 356,4% maior que o visto no mesmo mês de 2020.
Source: Rural

Leave a Reply