Skip to main content

 (Foto: Divulgação)

 

O sucesso do agronegócio no Brasil esconde uma grande fragilidade: os seus métodos de gestão ainda rudimentares. A gestão no campo – em sua ampla maioria – é feita à moda antiga, quando comparada aos sistemas que vem sendo adotados em outros setores da economia.

As vantagens naturais do Brasil, associadas a um incremento expressivo do uso da tecnologia, tem colocado o país em condição de destaque no setor globalmente. É paradoxal que, apesar desse relativo “atraso” em processos gerenciais, esse setor da economia seja o que mais traz divisas para o pais.

Isso significa que podemos dar um novo salto no desempenho e aumentar ainda mais o sucesso do setor adotando uma filosofia e prática de gestão diferente, simples e inovadora.

saiba mais

O novo protagonista no avanço tecnológico da agricultura brasileira

2020, o ano que promoveu transformações no agronegócio

 

A gestão “lean” originária do setor automotivo – em particular da Toyota – tem sido utilizada desde o final da década de 1980 para transformar os mais diferentes setores da economia: indústria, serviços, mineração, construção, bancos e saúde, além de tecnologia de informação e outros mais modernos.

Os resultados com lean são substanciais para as empresas que praticam: crescimento de vendas, aumento do faturamento e redução de custos, maior satisfação dos clientes, aumento de produtividade e qualidade, entre outros fatores de sucesso.

O mundo agro vai se transformar ao descobrir o potencial destas práticas, aumentando ainda mais o seu sucesso atual

 

Os conceitos e práticas lean baseiam-se em uma forma de pensar e agir bastante diferente da maneira tradicional. O mundo agro vai se transformar ao descobrir o potencial destas práticas, aumentando ainda mais o seu sucesso atual.

Pensar e praticar lean não exige investimentos. Pelo contrário. Poupa capital e recursos e gera resultados através do aperfeiçoamento das percepções, métodos e decisões das pessoas sobre como realizam o seu trabalho, basicamente.

Trata-se de um conjunto de princípios, fundamentos e técnicas de gestão,
entre os quais: foco no valor gerado nos processos, com a visão do cliente; distinguir as ações e etapas que criam valor das que não criam; eliminar ou reduzir as atividades que não agregam valor; melhorar sempre; envolver e capacitar as pessoas; lideranças mais próximas da linha de frente e com uma visão estratégica; gestão visual e transparência sobre a performance; resolução de problemas de maneira eficaz (na causa raiz); construir qualidade consistentemente em todas as etapas do processo.

A gestão lean pode fortalecer ainda mais o setor agrícola ao proporcionar aos colaboradores da linha de frente e às lideranças uma nova maneira de pensar e de fazer

 

Com a gestão lean, empresas e propriedades agrícolas podem dar um verdadeiro salto no desempenho criando e consolidando vantagens competitivas de longo prazo para o produtor rural; aumentando o desempenho operacional da produção agropecuária; e otimizando os fluxos e demandas de suprimentos, materiais, equipamentos e de informações.

A adoção do pensamento lean cria as bases para resolução efetiva de problemas por todos os colaboradores, todos os dias, em todas as suas áreas, seja nas atividades produtivas – de lavoura e pecuária, por exemplo – ou nas operações de suporte, como áreas de manutenção, administrativo, logística, TI, entre outras.

saiba mais

Avanço do mercado de fertilizantes pode aumentar mais a produtividade do agro

 

Nossa experiência mostra que a gestão lean pode fortalecer ainda mais o setor agrícola ao proporcionar aos colaboradores da linha de frente e às lideranças uma nova maneira de pensar e de fazer, tornando-o melhor preparado, produtivo e competitivo para atender as necessidades atuais e futuras na produção de alimentos, geração de empregos e renda no mundo rural.

O setor agro tem duas opções de crescimento. A primeira, através da visão tradicional que requer mais áreas, mais recursos naturais e investimentos. A segunda, expandindo a fronteira do pensamento, adotando métodos de gestão mais científicos e, com isso, tornando o agro ainda mais produtivo e sustentável no uso dos recursos, de modo geral.

Esta é a próxima expansão do agro, a nova fronteira no pensamento agrícola: a gestão lean.

*Bruno Battaglia é gerente de projetos no Lean Institute Brasil e especialista em lean no agronegócio. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela ESALQ –USP.

As ideias e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do seu autor e não representam necessariamente o posicionamento editorial da revista Globo Rural.
Source: Rural

Leave a Reply