Skip to main content

(Foto: Sebastião José de Araújo/Embrapa)

 

A Embrapa desenvolveu um bioinseticida indicado para controlar a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), e a falsa-medideira (Chrysodeixis includens) que pode ser usado em culturas como soja, milho e algodão.

A Bacillus thuringiensis (Bt) é uma bactéria que produz proteínas com propriedades tóxicas específicas para insetos e que são inofensivas para humanos e outros vertebrados. Ao contrário dos químicos, é inofensivo para o meio ambiente. O produto deve ser pulverizado sobre as folhas, e, ao comê-las, as lagartas são afetadas pela ação dessas proteínas.

“A grande vantagem desse produto biológico à base de Bt é que ele não afeta o meio ambiente, não intoxica aplicadores, não mata os inimigos naturais das pragas e não polui rios e nascentes, contribuindo para a sustentabilidade”, destaca o pesquisador da Embrapa Fernando Hercos Valicente, desenvolvedor e responsável pela tecnologia.

 

saiba mais

Hortaliças produzidas em agricultura indoor começam a chegar nos mercados de SP

Governo prepara “agenda estratégica” para agricultura sustentável

 

 

 

O Acera – nome comercial – será comercializado pela Ballagro Agro Tecnologia. Os dois isolados de Bt usados como matéria-prima do bioproduto vieram da coleção da Embrapa Milho e Sorgo (MG).

“O Acera foi registrado para o controle dessas duas espécies de lagarta e poderá ser usado em culturas como soja, milho, algodão e diversas outras”, destaca Valicente.

Em 2020, o Ministério da Agricultura registrou 95 defensivos de baixo impacto. Esse é o maior número de registros de produtos desse perfil em um mesmo ano, segundo a pasta.
Source: Rural

Leave a Reply