Skip to main content

(Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

 

Uma disparada no volume de chuvas registrado em Paranaguá (PR) em janeiro aumentou o tempo em que as atividades no porto ficaram paradas em 82% no comparativo anual, para 12,6 dias, afetando os embarques de grãos e entradas de fertilizantes, informou a administração portuária.

Segundo a Portos do Paraná, as precipitações atingiram um nível 356,4% maior que o visto no mesmo mês de 2020. O Departamento de Economia Rural (Deral) também citou o excesso de chuvas no Estado, com condições que dificultam o acesso às lavouras para colheita da primeira safra de soja e milho.

saiba mais

Atraso na safra de soja causa risco de estresse logístico para exportações em fevereiro

 

"Em portos do mundo todo, não é possível operar grãos com tempo úmido. A natureza da carga não permite e a qualquer sinal de chuva, os navios atracados paralisam as operações", disse em nota o diretor de operações da empresa pública, Luiz Teixeira da Silva Junior.

A paralisação afetou o embarque de granéis como soja, milho e farelo, assim como a importação de alguns desses produtos. Dos fertilizantes importados, por exemplo, apenas a ureia pode ser operada com garoa.

saiba mais

Brasil fecha janeiro com menor exportação de soja desde 2014

 

Em termos de custo, os usuários dos portos do Paraná não pagam pelo período que o navio fica atracado no cais. "Nos boletins diários dos navios, são anotados o tempo que a embarcação permaneceu parada devido ao mau tempo. No fechamento, são descontados esses períodos. O usuário não paga, apesar do atraso nas operações e na produtividade", disse Teixeira.

Segundo ele, diante da falta de alternativas para seguir com as operações portuárias na chuva, a solução é ser mais produtivo e ainda mais eficiente para aproveitar os tempos operacionais e, assim, alcançar os resultados.

saiba mais

Colheita de soja do Brasil é a mais lenta em 10 anos

 

O diretor da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (Atexp), André Maragliano, acrescentou que apesar das paradas, ainda não há reflexos significativos pois o escoamento de soja não ganhou intensidade.

"Os embarques de soja devem começar a partir da segunda semana de fevereiro e, durante o ano, a chuva não tem um impacto tão grande. Aproveitamos (este) período para finalizar as manutenções corretivas e preventivas para que tenhamos um ano com total disponibilidade dos equipamentos", afirmou.
Source: Rural

Leave a Reply