Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (1/2) no site da revista Globo Rural.

Presidente do Senado

(Foto: Divulgação)

 

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito por 57 votos a 21 o novo presidente do Senado, sucedendo a Davi Alcolumbre (DEM-AP). A eleição foi realizada nesta segunda-feira (1/2), em votação secreta e presencial, no Senado Federal. Pacheco presidirá o Senado e o Congresso Nacional pelos próximos dois anos.

Previsão de safras

(Foto: Inaê Riveras/Reuters)

 

As estimativas de safras de soja, milho e algodão de Mato Grosso, o maior produtor dessas três commodities no Brasil, foram mantidas ante projeções de dezembro, conforme números publicados nesta segunda-feira pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Assim, os números ficaram inalterados, apesar de atrasos no plantio registrados no Estado.

Produção de soja 20/21

 (Foto: Pixabay)

 

A produção de soja do Brasil deve alcançar o recorde de 132,77 milhões de toneladas, estimou nesta segunda-feira a consultoria StoneX com um leve ajuste na projeção ante os 132,6 milhões vistos anteriormente. Safra recorde, no entanto, não deve significar alívio para o quadro mundial de oferta e demanda pela oleaginosa. 

Exportação da oleaginosa

(Foto: Reuters)

 

As exportações de soja do Brasil recuaram 96,5% em janeiro no comparativo anual, para 49,5 mil toneladas, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (1/2) pelo governo federal, o menor resultado para o primeiro mês do ano desde 2014, em meio a um forte atraso na colheita do principal produtor e exportador da oleaginosa.

25 anos da Girolando

(Foto: Divulgação)

 

A raça brasileira Girolando está completando 25 anos nesta segunda-feira, dia 1º. A raça é resultante do cruzamento entre a gir, rústica e de origem indiana, com a holandesa, maior produtora mundial de leite. E hoje é a que mais produz leite no Brasil, por conta da sua plena adaptação aos diferentes climas dos  Estados. Os números são crescentes.

Chuva nas regiões produtoras

(Foto: Getty Images)

 

A segunda-feira (1/2) começa com mais chuva no Paraná e previsão de invernada no país no próximo fim de semana. No Estado do Sul, a situação preocupa porque há regiões com mais de 15 dias de precipitações ininterruptas, o que prejudica a condição das lavouras. No Paraná, produtores já registram perdas de produtividade na soja diante da sequência incessante de precipitações. 

Normas para folhosas

(Foto: Felipe Santos da Rosa/Embrapa)

 

Entrou em vigor nesta segunda-feira (1/2) instrução normativa do Ministério da Agricultura com normas técnicas para a produção integrada de folhosas, inflorescência (parte da planta onde se localizam as flores) e condimentais (especiarias e temperos). Objetivo, segundo o Mapa, é estimular boas práticas e garantir segurança e rastreabilidade do alimento do campo até a mesa do consumidor. 

Feiras

(Foto: Divulgação/Femagri)

 

Virtuais neste ano por causa do avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil, a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri) e a Feira do Cerrado começam nesta segunda-feira (1/2) e vão até o dia 26 deste mês. Enquanto a Femagri é voltada para cafeicultores do Sul de Minas e média mogiana do estado de São Paulo, a Feira do Cerrado tem como principal foco produtores do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.

Um Só Planeta

 (Foto: NASA/CCommons)

 

A Editora Globo, a Globo Condé Nast e a CBN se unem para lançar o projeto Um Só Planeta, o maior movimento editorial brasileiro para promover práticas sustentáveis e enfrentar a crise climática. Em um esforço multiplataforma, as 19 marcas irão publicar conteúdo sobre sustentabilidade em jornais, revistas, sites, infográficos, redes sociais, podcasts e newsletters.
Source: Rural

Leave a Reply