Skip to main content

Bezerras Girolando. Raça completa 25 anos (Foto: Divulgação)

 

É data para ser comemorada. A brasileira Girolando está completando 25 anos nesta segunda-feira, dia 1º. A raça é resultante do cruzamento entre a gir, rústica e de origem indiana, com a holandesa, maior produtora mundial de leite. E hoje é a que mais produz leite no Brasil, por conta da sua plena adaptação aos diferentes climas dos  Estados. Os números são crescentes.

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando terá como desafio neste ano superar a marca dos 2 milhões de controles/registros genealógicos de animais. A entidade, sediada em Uberaba (MG), é a maior em número de bovinos leiteiros registrados no Brasil e comemora hoje os 25 anos da raça responsável por 80% do leite produzido no país.

O relatório final de registros efetuados em 2020, divulgado hoje pela associação, aponta que foram efetuados 90.541 controles/registros contra 81.412 controles/registros em 2019, o melhor desempenho dos últimos cinco anos. Somando os registros efetuados desde 1989, quando a entidade iniciou esse tipo de serviço, o banco de dados conta com 1.943.188 controles/registros.

saiba mais

Vendas virtuais surpreenderam positivamente, diz leiloeiro com 38 anos de experiência

Senepol comemora 20 anos no país com Mega Encontro digital

 

”O  registro é o primeiro passo para a formação de um rebanho geneticamente superior. Ao longo desses 25 anos novas ferramentas de seleção foram sendo incorporadas pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, permitindo aos criadores formar rebanhos altamente produtivos e longevos, com as vacas produzindo satisfatoriamente até aos 15 anos de idade. Hoje, somos também a raça leiteira nacional que mais vende sêmen no país”, informa o presidente da entidade, Odilon de Rezende Barbosa Filho.

Houve um aumento de 53% na produção individual de leite por vaca, desde o ano 2000, com a produção saltando de 3.695 kg, em até 305 dias, para 5.671 kg, em 2019, divulga a associação.

Esse repórter presenciou e escreveu sobre as primeiras experiências para a criação do girolando. Havia muita expectativa positiva e o tempo veio confirmar o acerto dos pioneiros.
Source: Rural

Leave a Reply