Skip to main content

Última edição presencial do fórum ocorreu em 2019. No ano passado, programação foi virtual (Foto: Divulgação)

 

O Brasil será palco, neste ano, do Fórum Mundial de Bioeconomia. O evento será de 18 a 20 de outubro em Belém, no Pará, e reunirá palestrantes e especialistas de todo o mundo para debater bioeconomia e desenvolvimento sustentável.

A escolha da cidade brasileira, localizada na Amazônia, é histórica, pois é a primeira vez que o fórum será realizado fora da cidade de Ruka, na Finlândia. A ideia, a partir de 2021, é que a conferência seja itinerante e ocorra em regiões onde a bioeconomia está no centro das atenções.

saiba mais

Bioeconomia circular: como a agrofloresta pode contribuir para mudar o mundo

Mourão volta a defender apoio privado e internacional para preservação da Amazônia

 

O fundador e presidente do fórum, Jukka Kantola, está otimista quanto à programação no país. “A última edição, em 2020, atraiu mais de 400 pessoas de mais de 50 países. Essa será uma ótima jornada com nossos amigos da bioeconomia no Brasil”, afirma.

O evento terá o Estado do Pará como co-organizador e terá apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). A estimativa de Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) é de que o Brasil tenha um potencial adicional ao seu PIB de US$ 53 bilhões por ano com a bioeconomia.

“O governo assumiu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Um exemplo disso é o Plano Amazônia Agora, que tem entre as metas chegar ao patamar de emissão líquida zero. Nesse contexto, o Fórum Mundial de Bioeconomia vem somar esforços na busca por uma economia calcada na biodiversidade, com oportunidade para todos, sobretudo os mais necessitados”, ressalta o governador Helder Barbalho (MDB).

saiba mais

Quase 60% das 2,7 mil ações de restauração da Amazônia são sistemas agroflorestais

 

Presidente do Conselho Diretor da Abag, Marcello Brito destaca a importância de debater a bioeconomia neste momento. "É muito oportuno, pois as boas indústrias de cosméticos, do agro e indústrias processadoras de alimentos no país já unem com grande sucesso à essa bioeconomia das florestas. Temos absoluta certeza que o evento será um sucesso”, ressalta.

Para Paulo Hartung, presidente da Ibá, a bioeconomia e a visão de sustentabilidade pautam modelos de produção que visam usar os recursos naturais de maneira consciente. "A realização do fórum demonstra o comprometimento e o potencial para o setor de árvores cultivadas nacional e para o Brasil da economia verde, evidenciando que estamos atentos à nova mentalidade de um consumidor consciente e preocupado com a sustentabilidade", salienta.

saiba mais

Bioeconomia é a solução para a exploração da Amazônia, diz líder da Bayer

 

O Fórum Mundial de Bioeconomia fornece uma plataforma para compartilhar ideias e promover inovações conceituais e tecnológicas, com o objetivo de substituir indústrias, produtos e serviços não renováveis por atividades sustentáveis, afim de alcançar uma economia mais sustentável e mitigar as alterações climáticas.

O planejamento ainda está sendo feito. A programação levará em conta quatro eixos temáticos: bioeconomia, pessoas e políticas do planeta; líderes globais e o mundo financeiro; bioprodutos ao nosso redor; e olhando para o futuro.
Source: Rural

Leave a Reply