Skip to main content

(Foto: Inaê Riveras/Reuters)

 

As lavouras de soja 2020/21 do Rio Grande do Sul têm apresentado boas condições, com chuvas favorecendo o desenvolvimento da cultura após a conclusão do plantio no Estado, disse nesta quinta-feira (28/1) a Emater-RS.

Segundo informativo conjuntural do órgão ligado ao governo gaúcho, o clima tem ajudado a aumentar o percentual de lavouras em fase reprodutiva. Nesta semana, 36% das lavouras estavam em floração (eram 37% na semana passada). 17% em período de enchimento de grãos (eram 10%); e 1% em maturação – fase não contabilizada há uma semana.

saiba mais

FecoAgro espera que safra 2020/2021 traga "alento" ao produtor do RS

 

Ainda assim, a maior parte das áreas da oleaginosa no Rio Grande do Sul, 46%, permanece em germinação e desenvolvimento vegetativo, após o tempo seco atrasar os trabalhos de plantio, cuja conclusão foi reportada pela Emater há duas semanas.

Em igual período do ano anterior, havia 35% das áreas em germinação edesenvolvimento, 42% em floração, 22% em enchimento e 1% em maturação. "As precipitações que vêm ocorrendo favorecem a uniformidade e o desenvolvimento das lavouras", disse a Emater em comunicado.

saiba mais

Chuvas limitam avanço da colheita de soja no Brasil e atrasam segunda safra

 

"No geral, as condições fitossanitárias das lavouras estão boas, com relatos da ocorrência de tripes em várias regiões do Estado. O desenvolvimento da cultura é satisfatório, com lavouras uniformes e de bom aspecto", acrescentou.

Em relação ao milho, a Emater-RS afirmou que a colheita atingiu 27% da área esperada, avanço de 9 pontos percentuais na semana, mas que as primeiras áreas colhidas até o momento apresentaram produtividade abaixo do esperado.

"(Isso consolida) perdas nas áreas mais ao Norte do Estado. Nas regiões com muita umidade e pouca insolação, as condições climáticas da semana não foram muito favoráveis à cultura", afirmou o órgão.

saiba mais

Volta das chuvas em dezembro e janeiro faz Brasil caminhar para nova safra recorde de soja

 

Em igual período do ano passado, a colheita atingia 29% da área, enquanto a média histórica de cinco anos para esta etapa da safra é de 23%.

Segundo a Emater-RS, o plantio do cereal ainda não foi concluído no Estado, tendo atingido 98% da área projetada, avanço de 1 ponto percentual na semana. Ele mantém atraso em relação à safra anterior e à média histórica, que apontam para trabalhos finalizados neste momento do ano.
Source: Rural

Leave a Reply