Skip to main content

Arroz na Índia: cultura é uma das maiores responsáveis por emissões de carbono na agricultura.  (Foto: Danish Ismail/Reuters)

 

Lançado nesta safra (2020/21) como projeto piloto, o programa que pretende comprar carbono dos produtores rurais brasileiros da Bayer foi bem aceito pelo setor, segundo os executivos da multinacional.

Em evento realizado na tarde desta quarta-feira (27/01), os representantes da empresa afirmaram que 450 produtores aderiram a iniciativa em apenas duas semanas. “Estamos fazendo 80 mil análises desses clientes com ajuda de parceiros”, disse Eduardo Bastos, diretor de sustentabilidade da companhia.

saiba mais

Como a China pretende comercializar créditos de carbono

 

O projeto visa resultados em três anos e nesta primeira etapa está avaliando as práticas que mais sequestram gases da atmosfera. A partir disso, pretende-se chegar a um valor delta, que medirá quantas toneladas de carbono são emitidas e/ou sequestradas por hectare.Segundo a empresa, três culturas estão no foco do programa, porque são as responsáveis pelas maiores emissões na agricultura: arroz, milho e soja, respectivamente.

"Se não ajudarmos nessas três (culturas), o resto 'não adianta'", disse Bastos. No caso do arroz, ele comentou que há uma iniciativa na Índia para neutralização de emissões de carbono. 

 

saiba mais

Pesquisadores fazem expedição para medir carbono armazenado na Amazônia

 

A Embrapa é a principal parceira da Bayer nesta iniciativa e o “grande sonho” da multinacional alemã é futuramente conectar seus clientes a compradores de créditos de carbono, afirmou o diretor digital e novos modelos de negócios da empresa, Mateus Barros.

“Não é à toa que estamos buscando muitas parcerias. Colaboração é a palavra-chave neste momento. É um grande projeto de cocriarão, com atualmente 450 clientes cocriadores”, acrescentou.

saiba mais

Mourão volta a defender apoio da iniciativa privada para preservação da Amazônia

 

A presidente da divisão agrícola da companhia, Malu Nachreiner, ressaltou que a iniciativa está sendo conduzida somente em dois países de atuação da Bayer (Brasil e Estados Unidos) no mundo e o que for feito nesses dois mercados será adotado e exportado.

“Estamos na fase de teste e experimentação. Teste e aprendizagem. O agricultor brasileiro, de maneira geral, é muito aberto à inovação. Temos outros modelos de negócios embrionários e quando apresentamos ao produtor mostra disposição em adotar”, resumiu ela.
Source: Rural

Leave a Reply