Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

O preço do leite captado em dezembro de 2020 e pago aos produtores em janeiro de 2021 caiu 4,3% na “Média Brasil” líquida, chegando a R$ 2,0344 pelo litro. Ainda assim, o valor é 42,6% maior do que o registrado em janeiro de 2020 – um novo recorde para este mês.

Os dados são de pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), que também aponta que a desvalorização do leite no campo esteve atrelada à maior pressão dos canais de distribuição junto às indústrias, uma vez que a demanda se enfraqueceu consideravelmente durante dezembro e janeiro.

 

saiba mais

Tendências 2021: Fim do auxílio e importações devem frear alta no preço do leite

 

 

Colaboradores consultados pelo centro de estudos informaram que, diante da instabilidade do consumo, há um esforço das indústrias em ajustar a produção para manter os estoques controlados, de modo a evitar quedas mais bruscas de preços.

Pesquisas apontaram muita oscilação de preços dos derivados lácteos ao longo de dezembro e a consolidação da tendência de queda nas cotações em janeiro – cenário agravado pela perda do poder de consumo do brasileiro devido à pandemia, ao fim do auxílio emergencial e à alta do desemprego.

saiba mais

Oferta limitada deve manter preço do leite alto no primeiro trimestre, aponta Cepea

 

 

Esses fatores, de acordo com o Cepea, devem continuar desacelerando o consumo de lácteos nos próximos meses, pressionando as indústrias a diminuírem os patamares de preços do leite pagos aos produtores.

Apesar de haver uma perspectiva de queda nos preços do leite no campo para fevereiro e março, o Cepea espera que a média neste primeiro trimestre de 2021 ultrapasse a registrada no mesmo período de 2020, quando foi de R$ 1,4655 por litro, em termos reais – os valores foram deflacionados pelo IPCA de dezembro de 2020.

saiba mais

Faesp cobra do governo de São Paulo isenção de cobrança de ICMS para o leite

 

Captação e relação de troca

A pesquisa do Cepea ainda aponta que, em dezembro, a captação das indústrias cresceu 1,26% frente ao mês anterior, de acordo com o Índice de Captação Leiteira (ICAP-L), puxada pelos respectivos aumentos de 4,6% e de 4% em Santa Catarina e em São Paulo.

Para agentes do setor, segundo o Cepea, o incremento na produção de leite, que é típico do período, tem se dado de forma mais lenta devido o aumento dos custos de produção. Assim, dizem os pesquisadores, a valorização considerável e contínua dos grãos tem comprometido a rentabilidade do produtor e limitado o potencial de crescimento da atividade.

saiba mais

Indústria de lácteos quer rigor na rotulagem de bebidas vegetais, que miram subsídio

 

Pesquisas do Cepea mostram, ainda, que a relação de troca média em 2020 foi de 34,3 litros de leite para a aquisição de uma saca de milho de 60 kg, aumento de 21,8% em relação a 2019, quando eram precisos 28,2 litros para realizar a mesma troca. A expectativa para janeiro é de que essa relação ultrapasse os 40 litros.
Source: Rural

Leave a Reply