Skip to main content

Cézar Lima em meio à plantação de soja no Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Um produtor rural está entre os participantes do BBB 21, reality show da TV Globo que estreia nesta segunda-feira (25/1). Caio Afiune é produtor de soja e milho em Anápolis, no interior de Goiás, e promete ser o homem do campo da edição. Porém, antes do anapolino, outros nomes de perfil rural já passaram pelo programa e até venceram o prêmio milionário.

É o caso de Cézar Lima, campeão da 15ª edição do BBB, que ficou conhecido pelo sotaque carregado e gírias do interior paranaense. Natural de Guarapuava (PR), o ex-BBB nasceu e cresceu no sítio e atualmente segue a tradição rural ao acompanhar os negócios nas fazendas da família de sua mulher, Caroline Zoller. 

saiba mais

Agro no BBB21: Fazendeiro de Anápolis está entre os participantes da nova edição do reality

 

“Nasci e cresci no sítio numa situação totalmente rural, com falta de energia, com água de poço, de fazer agricultura de subsistência, de plantar feijão, batata”, relembra Cézar. Após arrematar o prêmio de R$ 1,5 milhão do BBB 15, o economista conheceu sua atual mulher, com quem tem um filho, Vicente, de três anos.

Acredito que, se a pessoa vem do campo, mostrar essa realidade lá é de fundamental importância

Vencer o programa e cair nas graças do público mudou completamente a relação do guarapuavano com o campo. “A gente acaba valorizando ainda mais, porque foi essa cultura que o público se identificou. Acaba que você tem mais orgulho das suas referências do passado. Espero que meu filho tenha essa essência, minha esposa também”, declara.

Desde sua edição, não houve ninguém que se destacasse como o “homem do campo” dentro do reality ou que pelo menos chegasse até a final com o atributo. Cézar destaca que o programa “é muito de perfil” e que cativar o público com essa identidade tem de ser uma questão bem natural. “Acredito que, se a pessoa vem do campo, mostrar essa realidade lá é de fundamental importância."

Sobre Caio Afiune, o fazendeiro da 21ª edição do BBB, Cézar revelou ter achado interessante a volta desse perfil. “Espero que ele tenha sucesso, que leve a nossa cultura e represente muito bem. Se ele mostrar com realidade aquilo que faz como homem do campo, ele terá bastante sucesso.”

Cézar junto de Vicente, seu filho de três anos. "Nasci e cresci no sítio numa situação totalmente rural, com falta de energia" (Foto: Arquivo pessoal)

 

Mesmo sob suspeitas de colegas da edição que participou, o ex-BBB acredita que sua postura não foi uma questão de estratégia, mas de assumir um tipo de perfil. Sobre o sotaque carregado, que já levantou suspeitas até nas redes sociais, ele afirma que, de forma natural, misturou o vocabulário do interior com a linguagem erudita das áreas que estudou, Economia e Direito.

“Acabou como uma miscelânea, virou um balaio cultural, e ficou caricato, engraçado e gostoso da gente explorar isso no programa. E a partir do momento que você vê que isso está agradando o público, você continua nessa vertente”, discorre.

saiba mais

Fazenda digital: a administração hi-tech da fazenda Santa Rosa

"Sou quase um bebê do sertanejo", diz Yasmin Santos no Camarote Globo Rural

 

Alvo de memes até hoje, um dos momentos mais lembrados da participação de Cézar no reality foi quando desatou a chorar por ter temperado errado e queimado o feijão. Na época, há 73 dias comendo apenas arroz, feijão e ovo, o ganhador revela que seu emocional estava abalado. “Até hoje sou muito lembrado, saio na rua e sou reconhecido como o cara que queimou o feijão. Eu dou risada junto, eu adoro, gosto demais”, diverte-se.

Ganhar o programa deixou Cézar conhecido país afora, mas ele afirma que sua essência do interior do Paraná continuou intacta. “O que muda é a intensificação do reconhecimento, do orgulho que a gente sente de ter representado essa vertente da história do homem do campo. Fica a vontade de retornar, de continuar mostrando isso a nível nacional.”

Negócios no agro

Localizadas em Campo Grande e Naviraí, no Mato Grosso do Sul, as propriedades de sua mulher são descritas como fazendas familiares, em que há criação bovina e plantação de soja. O dinheiro ganho no programa não foi investido no agro, mas Cézar garante que, futuramente, pretende empreender na área.

Cézar junto de sua esposa, Carol Zoller, e seu filho, Vicente, de três anos em fazenda da família (Foto: Arquivo pessoal)

 

“Hoje com R$ 1,5 milhão é muito impossível você comprar um sítio, quem dirá produzir e ter subsistência. Investi na bolsa, para que isso acabe se valorizando e capitalizando, para que daqui um tempo possa adquirir uma propriedade e trabalhar em cima dela”, aposta.

Além das pretensões pessoais, Cézar tentou levar pautas agrícolas à esfera política ao se candidatar a Deputado Federal pelo Paraná em 2018. Segundo ele, sua agenda é voltada à agricultura familiar, na qual queria levar patrulhas rurais mecanizadas para os municípios do interior.

Com quase 32 mil votos, ele ocupa hoje o cargo de primeiro suplente, mas pretende dar continuidade à política. “Fica pra próxima, se Deus quiser.”

saiba mais

Isolamento social impulsiona mercado de jardinagem e hortas domésticas no Brasil

Leilão gaúcho tradicional migra para o mundo virtual

 

Com um canal no YouTube com pouco mais de 5,4 mil inscritos, o ganhador do BBB 15 pretende retomar o trabalho na frente das câmeras com conteúdos voltados ao agro.

“Como estou fora da televisão, pretendo dar continuidade ao canal direcionado para área com dicas para o homem do campo, mostrar o dia a dia, mostrar as belezas naturais do nosso interior”, afirma. Segundo ele, as gravações começam logo no mês que vem.
Source: Rural

Leave a Reply