Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (21/1) no site da revista Globo Rural.

Projeção recorde da safra de soja

(Foto: Reuters)

 

A consultoria Agroconsult projetou nesta quinta-feira (21/1), a colheita de soja do Brasil 2020/21 em 132,4 milhões de toneladas, aumento de 5,5% ante a temporada 2019/20 e um novo recorde de produção. A área plantada no Brasil foi estimada pela consultoria em 38,4 milhões de hectares, 4% acima do observado no ciclo anterior. A Agroconsult estimou a produtividade média do País em 57,4 sacas por hectare, ante 56,6 sacas por hectare em 2019/20. As projeções foram apresentadas durante evento virtual de lançamento do Rally da Safra 2021.

Crescimento do PIB do Agro

(Foto: Ernesto de Souza/Globo Rural)

 

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 16,81% de janeiro a outubro de 2020. No período, todos os segmentos tiveram alta: 4,12% para os insumos, 40,08% para o primário, 4,47% para a agroindústria e 14,74% para os agrosserviços.

Venda de terras a estrangeiros

(Foto: Adriano Machado/Reuters)

 

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (21/1) que, no que depender dele, não será permitida a venda de terras para estrangeiros. "Esse país é nosso, é de cada um de nós", afirmou o presidente em discurso durante cerimônia de entrega de trecho da BR-135 em Coribe (BA). 

Exportação de frutas cresce

(Foto: Cevisa/Reprodução)

 

Apesar dos efeitos da pandemia de Covid-19 na economia, a exportação brasileira de frutas superou a marca de 1 milhão de toneladas e fechou 2020 com um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. O faturamento subiu 3%, chegando a US$ 875 milhões.

Brasil colherá menos café

 (Foto: Reprodução/Pixabay)

 

O primeiro levantamento da safra 2021 de café, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (21/1), estima uma produção total, somados conilon e arábica, somará entre 43,8 milhões e 49,5 milhões de sacas, indicando uma redução entre 30,5% e 21,4%, em comparação ao resultado da safra passada.

Vacina em áreas rurais

(Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC/Divulgação)

 

O começo da vacinação no Brasil trouxe esperança e, ao mesmo tempo, incerteza para quem vive e trabalha nas zonas rurais – 32 milhões de pessoas, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Membro do Conselho Nacional de Saúde, a Contag ainda não teve reunião com o órgão em 2021 para saber como fica a situação do trabalhador rural no horizonte do plano de vacinação nacional.

Surto de peste suína

(Foto: Dvulgação: )

 

A China registrou nesta quinta-feira (21/1) um surto de peste suína africana na província de Guangdong, ao sul do país, nos primeiros casos da doença em quase três meses. A peste suína africana devastou o rebanho de porcos da China, maior consumidor global de carne de porco, a partir de um primeiro surto em meados de 2018, matando milhões de animais.

Gramíneas evitam desmatamento

(Foto: Carlos Maurício de Andrade)

 

O uso de gramíneas adaptadas à Amazônia tem aumentado a produtividade da pecuária na região e evitado a abertura de novas áreas para a formação de pastagens. A Embrapa estima que a medida já poupou 23 milhões de hectares de floresta amazônica de serem desmatados.

Concessão de florestas no Amazonas

(Foto: Mario Oliveira/MTUR)

 

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) do Ministério da Economia recomendou a qualificação no programa das florestas nacionais de Balata-Tufari, de Pau Rosa e de Jatuarana, localizadas no estado do Amazonas, para fins de concessão florestal. A resolução é do dia 2 de dezembro de 2020 e foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21/1).
Source: Rural

Leave a Reply