Skip to main content

Dez casos confirmados foram encontrados em uma fábrica que abate 50 milhões de frangos por ano na cidade de Harbin (Foto: Getty Images)

 

A China relatou seu primeiro surto de casos de coronavírus entre trabalhadores em uma unidade de processamento de carne, aumentando o temor entre os consumidores locais que até então se preocupavam principalmente com a segurança dos alimentos importados.

Dez casos confirmados foram encontrados em uma fábrica que abate 50 milhões de frangos por ano na cidade de Harbin, no nordeste do país, e é propriedade do conglomerado tailandês Charoen Pokphand, um dos maiores produtores mundiais de aves.

Outros 28 trabalhadores da planta e três parentes estavam assintomáticos, disseram autoridades em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.

saiba mais

Alemanha vai abater 37 mil frangos após detecção de gripe aviária em granja

 

A China vinha apontando repetidamente a importação de carne e peixe congelados como a fonte de casos de coronavírus no ano passado, e o país não tinha relatado ainda surtos significativos em seu próprio setor de processamento de alimentos.

Frigoríficos dos Estados Unidos, Brasil e Europa foram alguns dos grupos mais atingidos pela Covid-19 em 2020, com milhares de frigoríficos infectados.

O surto na planta chinesa foi detectado como parte da triagem de rotina de pessoas na região, devido a um aumento de casos de coronavírus nas últimas semanas no país.

Amostras retiradas de dentro da unidade de abate, de sua área de armazenamento refrigerado e de fora de embalagens do produto durante as inspeções no início desta semana também tiveram resultado positivo para o vírus, disseram autoridades da cidade.

A fábrica não foi encontrada para comentar o assunto. Funcionários da sede da empresa em Bangcoc não fizeram comentários imediatos.

saiba mais

Gripe aviária no mundo deve abrir oportunidade ao Brasil

BRF anuncia conclusão de compra de planta indústria na Arábia Saudita

 

A notícia do surto foi tendência na plataforma chinesa Weibo, semelhante ao Twitter, com alguns usuários aconselhando outros a não comerem seus produtos.

Funcionários procurados por telefone em três supermercados na cidade de Harbin disseram que o frango da empresa foi retirado das prateleiras.

Apesar das preocupações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que as pessoas não devem temer alimentos ou embalagens de alimentos durante a pandemia.
Source: Rural

Leave a Reply