Skip to main content

(Foto: Carlos Maurício de Andrade/Embrapa)

 

O uso de gramíneas adaptadas à Amazônia tem aumentado a produtividade da pecuária na região e evitado a abertura de novas áreas para a formação de pastagens. A Embrapa estima que a medida já poupou 23 milhões de hectares de floresta amazônica de serem desmatados.

Adequadas a solos com baixa capacidade de drenagem, as gramíneas desenvolvidas pela Embrapa também têm auxiliado os produtores em áreas de encharcamento. 

saiba mais

Ameaçadas, pastagens nativas podem ajudar na recuperação após os incêndios no Pantanal

 

Segundo a estatal, as tecnologias mais do que triplicaram a taxa de lotação do pasto em propriedades rurais do Acre, que subiu de uma para 3,6 Unidades Animal (UA) por hectare.

Os cultivares apresentam boa resistência no pasto e elevada produção de forragem de qualidade, características que proporcionam vida longa às pastagens e aumentam sua capacidade de suporte.

saiba mais

Novas cultivares de forrageira tropical chegam ao mercado brasileiro

 

Assim, além de reduzir riscos na atividade e garantir retorno econômico para os produtores rurais, a adoção em larga escala de variedades de capins adaptadas a solos de baixa permeabilidade proporciona ganhos ambientais.

“O uso crescente dessas gramíneas tem possibilitado o reaproveitamento de áreas desmatadas e improdutivas na região”, diz Carlos Maurício de Andrade, pesquisador da Embrapa Acre. 

saiba mais

Bambu: gramínea milenar vira obra de arte nas mãos de japoneses

 

A adoção de alternativas tecnológicas gera benefícios em cadeia, destaca o pesquisador da Embrapa Judson Valentim. “É possível tornar a atividade pecuária mais produtiva e atender a exigências legais especificas do setor", afirma.

Segundo as pesquisas, as forrageiras resistentes ao encharcamento são tolerantes a pragas e doenças e se destacam pela qualidade nutricional. "Esses fatores melhoram a dieta animal e influenciam positivamente a produção e a rentabilidade dos sistemas pecuários da região”, informa Andrade.

 

saiba mais

Convênio prevê expansão da palma forrageira na Paraíba

 

Estudos científicos também comprovam que, em pastagens implantadas e manejadas adequadamente, as cultivares de forrageiras adaptadas possibilitam o sequestro de carbono no solo e diminuem as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Nos últimos 20 anos, foram disponibilizadas para o mercado 14 cultivares de forrageiras dos gêneros Arachis, Brachiaria, Cynodon e Panicum, recomendadas para cultivo em solos encharcados. Entre elas, estão a grama-estrela-roxa e os capins BRS Xaraés, BRS Piatã, BRS Zuri, Humidícola e Tangola, que integram a lista das gramíneas mais cultivadas na região.

Zoneamento de risco

 

 (Foto: Divulgação/Embrapa)

 

Pesquisas da Embrapa indicam que, no contexto amazônico, existem aproximadamente 15 milhões de hectares de pastagens degradadas. A principal causa é a síndrome da morte capim-braquiarão (cultivar marandu), doença que ocorre em áreas com solos mal drenados.

Para mensurar a gravidade da degradação, pesquisadores desenvolveram uma metodologia de zoneamento de risco da síndrome. O estudo mostrou que, em localidades com predominância de solos sujeitos ao encharcamento e intenso regime de chuvas por longos períodos do ano, a degradação de pastagens devido à morte do capim-braquiarão se acentua.

De acordo com Carlos Maurício de Andrade, em condições de encharcamento, o capim-braquiarão fica vulnerável à ação de fungos presentes no solo, que atacam as suas raízes e reduzem a capacidade de oxigenação. A forma mais eficiente de lidar com o problema é substituir a gramínea por forrageiras tolerantes ao encharcamento do solo.
Source: Rural

Leave a Reply