Skip to main content

Presidente Jair Bolsonaro 19/11/2020 (Foto: Adriano Machado/Reuters)

 

Em carta endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que tomou posse, nesta quarta-feira (20/1), o presidente Jair Bolsonaro destacou o potencial de cooperação entre os dois países. Defendeu uma ação conjunta na reforma de mecanismos de governança internacional, como a Organização Mundial do Comércio (OMC), e na promoção do desenvolvimento sustentável.

“Estamos prontos, ademais, a continuar nossa parceria em prol do desenvolvimento sustentável e da proteção do meio ambiente, em especial da Amazônia, com base em nosso Diálogo Ambiental, recém-inaugurado”, disse Bolsonaro, destacando o compromisso do Brasil com o Acordo do Clima de Paris.

saiba mais

Bolsonaro cumprimenta Biden pela posse

Estou confiante que nossa parceria continuará a prosperar, diz embaixador dos EUA

 

Bolsonaro também disse considerar fundamental o diálogo na área energética, para um êxito no combate à mudança do clima. E que, tendo sido escolhido o país líder para o diálogo de alto nível na ONU sobre Transição Energética, o Brasil “está pronto” para aumentar a cooperação na temática das energias limpas.

“Para o êxito no combate à mudança do clima, será fundamental aprofundar o diálogo na área energética. O Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo e, junto com os EUA, é um dos maiores produtores de biocombustíveis”, ressaltou o presidente brasileiro.

Redes criminosas e terrorismo

Na carta a Biden, o presidente Jair Bolsonaro afirma ainda que Brasil e Estados Unidos “coincidem” na defesa da democracia e da segurança, atuando em conjunto no que chamou de “ameaças que ponham em risco conquistas democráticas em nossa região”. E que há uma cooperação bilateral para expandir a expansão de redes de crime organizado e do terrorismo.

“Necessitamos também continuar lado a lado enfrentando as graves ameaças com que hoje se deparam a democracia e a liberdade em todo o mundo e que se tornam mais prementes no mundo pós-Covid: o crime organizado transnacional, as distorções no comércio mundial e ao fluxo de investimentos oriundas de práticas alheias ao livre mercado e a instrumentalização de organismos internacionais”, disse o presidente.

saiba mais

Posse de Biden isola ainda mais o Brasil devido à política ambiental e pressiona o agro

Trump deixa Casa Branca com EUA mais divididos e mundo mais instável

 

Foi nesse trecho da carta que Jair Bolsonaro fez a única referência expressa à pandemia de Covid-19 que, no Brasil, está em fase inicial de vacinação. O presidente brasileiro disse ainda entender que é de interesse dos dois países contribuir para uma ordem internacional centrada na democracia e na liberdade.

“Interessa aos nossos países contribuir para uma ordem internacional centrada na democracia e na liberdade, que defenda os direitos e liberdades fundamentais de todos e, muito especialmente, de nossos cidadãos. E estamos dispostos a trabalhar juntos para que esses valores fundamentais estejam no centro das atenções, seja bilateralmente, seja nos foros internacionais”, disse ele.

Leia a íntegra abaixo

(Foto: Reprodução/Twitter)

 

 

(Foto: Reprodução/Twitter)

 

 

(Foto: Reprodução/Twitter)

 

 

 

 

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply