Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (19/1) no site da revista Globo Rural.

Vendas de soja desaceleram em MT

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

A comercialização da safra de soja 2020/21 em Mato Grosso avançou cerca de 2 pontos percentuais até o fim de dezembro, a um ritmo mais lento do que o visto em meses anteriores, mas atingiu 68,54% da produção esperada e segue acima da média histórica de 50,9% para o período, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira.

Ritmo da exportação de soja cai

(Foto: Reuters)

 

A média de embarques de soja do Brasil até a segunda semana de janeiro despencou 97% em comparação anual, para 1,75 mil toneladas ao dia, em meio ao baixo volume de grãos disponíveis para exportação, decorrente do atraso no início da safra 2020/21 com a seca, apontam dados do Ministério da Economia.

Importações de milho e trigo

(Foto: Getty Images)

 

As importações de grãos pela China saltaram para níveis recorde em 2020, mostraram dados da alfândega, após um aperto na oferta doméstica de milho ter levado os preços a máximas em anos, gerando demanda por importações mais baratas. As compras de milho foram mais que o dobro do volume do ano anterior e excederam pela primeira vez sua cota anual. 

Bolsonaro e governo Biden

 (Foto: Reuters)

 

O presidente Jair Bolsonaro enfrentará hostilidade em Washington em relação às suas políticas ambientais e de direitos humanos durante a administração de Joe Biden, e cada vez mais pressão para reverter o desmatamento da Amazônia, afirmou um grupo de direitos humanos nesta quarta-feira.

Preço do algodão

 (Foto: Ernesto de Souza/Ed. globo)

 

A cotação do algodão deve ser a próxima a disparar entre as commodities agrícolas, já que a oferta global parece extremamente apertada, avalia o Oversea-Chinese Banking Corporation (OCBC, na sigla em inglês), em uma nota divulgada nesta terça-feira (19/1). O OCBC diz não acreditar que estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos "mostrem totalmente a extensão desse aperto". 

Exportação de suco

(Foto: Flickr/Marco Verch/Creative Commons)

 

A exportação brasileira de suco de laranja registrou queda de 23,5% de julho a dezembro de 2020, que corresponde ao primeiro semestre da safra 2020/21. Foram embarcadas 497.490 toneladas do produto (FCOJ Equivalente a 66º Brix), em comparação com 650.459 t em igual período da safra anterior. Os dados, divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram compilados pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) e divulgados nesta terça-feira (19/1).

Expoagro cancelada

(Foto: Divulgação/Afubra)

 

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) comunicou, nesta terça-feira (19/1), o cancelamento da Expoagro Afubra, que seria realizada entre os dias 17 e 20 de março, em Rio Pardo (RS). Em nota, a entidade informou que a decisão foi tomada em conjunto com patrocinadores, expositores e fornecedores, em função do aumento de casos de Covid-19.

Femagri e Feira do Cerrado serão on-line

(Foto: Divulgação/Femagri)

 

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) comunicou nesta terça-feira (19/1) que a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri) e a Feira do Cerrado serão virtuais em 2021. Eventos ocorrerão entre 1º e 26 de fevereiro e, segundo cooperativa, cafeicultor terá no ambiente virtual os mesmos benefícios das feiras presenciais.

Apoio ao agricultor

 (Foto: Pretaterra/Divulgação)

 

Mais de 31 mil agricultores familiares do país receberam apoio para a comercialização de 77,4 mil toneladas de alimentos. Para isso, foram investidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) R$ 223,2 milhões em 1.766 projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Segundo estatal, recurso deu suporte a produtores diante da crise causada pela pandemia. Cerca de 74% dos mais de 31 mil contemplados foram mulheres.
Source: Rural

Leave a Reply