Skip to main content

(Foto: Divulgação/JBS)

 

A Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira (20/01) a reabilitação para a exportação de carne de três frigoríficos brasileiros suspensos no início da pandemia de Covid-19, quando apresentaram surtos da doença entre seus funcionários. Entre eles está a unidade gaúcha de aves da JBS de Passo Fundo, uma das primeiras a serem suspensas pela China, ainda em junho do ano passado. Também foi liberada a exportação da unidade da JBS em Três Passos, no Rio Grande do Sul, e da Aurora de Chapecó, em Santa Catarina – ambas de carne suína.

Principal destino das exportações brasileiras de carne, a China elevou o rigor com a segurança sanitária dos alimentos importados pelo país este ano, interrompendo as compras de empresas que apresentassem risco de contaminação por Covid-19. No total, nove empresas foram suspensas pelas autoridades chinesas desde então. Em setembro, a representação diplomática do país no Brasil ressaltou que as suspensões eram temporárias e que não afetariam a qualificação dos frigoríficos exportadores.

A retomada das importações ocorre após uma série de inspeções realizadas ainda em outubro do ano passado, quando as autoridades chinesas deram parecer favorável à reabilitação dos frigoríficos suspensos no início da pandemia. As inspeções foram realizadas por videoconferência e avaliou todos os protocolos adotados para a prevenção e controle de eventuais casos da doença. Em 2020, o país respondeu por quase 30% das exportações brasileiras de carne, chegando a 43% no caso de cortes bovinos.

saiba mais

BRF anuncia conclusão de compra de planta indústria na Arábia Saudita

JBS anuncia envio de cilindros de oxigênio para Manaus

 
Source: Rural

Leave a Reply