Skip to main content

Lavouras de soja (à esquerda) e milho em Cruz Alta (RS) (Foto: Inaê Riveras/Reuters)

 

Os produtores de soja do Rio Grande do Sul concluíram o plantio da oleaginosa para a safra 2020/21, apesar de chuvas esparsas e abaixo do necessário, enquanto o milho segue com a semeadura atrasada em relação a anos anteriores, informou a Emater-RS.

No comparativo semanal, o plantio de soja avançou um ponto percentual. Segundo o levantamento, 69% da área cultivada está em germinação/desenvolvimento vegetativo; 24%, em floração; e 7% em enchimento de grãos.

"As precipitações, apesar de esparsas e de baixos volumes, têm contribuído para a evolução dos cultivos", afirmou a Emater.

saiba mais

Gafanhotos seguem perto de lavouras no RS, mas não há perigo de novos ataques

Conab reduz estimativa para a produção de grãos na safra 2020/2021

 

No milho, 96% das áreas foram plantadas, avanço de 2 pontos percentuais na semana, mas com atraso ante a média histórica. De acordo com o órgão, a semeadura do cereal já havia sido encerrada na mesma época de safras anteriores.

Também há 15% das lavouras colhidas, ante 8% na semana passada. Neste caso, os trabalhos estão adiantados, pois a colheita do ciclo anterior neste período era de 14% e a média histórica, 10%.

saiba mais

Brasil teve em 2020 a produção agropecuária mais valiosa dos últimos 32 anos

 

Em algumas regiões produtoras, mesmo com pouca chuva, os cultivos se desenvolvem bem, disseram os técnicos, em nota. No entanto, "nas áreas onde não vêm ocorrendo, a falta de chuvas tem causado perdas", acrescentaram.

Nas áreas de cultivo de arroz do Rio Grande do Sul, principal Estado produtor da cultura no país, predominava o tempo firme, com elevadas temperaturas e dias ensolarados, e a disponibilidade de água via irrigação contribuiu na semana para o desenvolvimento do cereal.

saiba mais

Bolsonaro recebe convite e confirma que irá ao RS em março para a Expodireto

 

Mas neste caso, alertou a Emater, a ocorrência de chuvas esparsas e de baixo volume tem acarretado menor capacidade de recarga dos níveis de água dos mananciais – considerando que grande parte das lavouras depende de irrigação.

O plantio já havia sido concluído em semanas anteriores e atualmente a maioria das lavouras (73%) encontra-se em estágio de germinação/desenvolvimento vegetativo.
Source: Rural

Leave a Reply