Skip to main content

Tênis da Adidas: marca lançará nova linha de calçados feitos com couro de cogumelo (Foto: Divulgação/Adidas)

 

Adidas e Nike, duas marcas gigantes de calçados, têm buscado meios mais sustentáveis na fabricação de seus tênis com a utilização de matérias-primas não tão tradicionais.

Como parte de uma iniciativa de sustentabilidade para 2021, a Adidas anunciou que lançará uma linha de calçados plant-based feitos a partir de couro de cogumelo.

A empresa afirmou, em comunicado, que, junto de parceiros, está desenvolvendo um novo material, sendo “uma alternativa de couro puramente biológico feito de micélio”.

saiba mais

Startup estreia na Holanda “caixão vivo” à base de fungos e com rápida compostagem

Arquitetos usam fibra de cannabis para construir casa sustentável na Inglaterra

 

A responsável pela fabricação do couro alternativo é a Bolt Threads, startup estadunidense focada em biotecnologia e desenvolvimento de materiais sustentáveis. Segundo a startup, o material é macio, flexível e menos prejudicial ao planeta, sendo uma alternativa sustentável ao couro tradicional.

Junto da Adidas, marcas como Stella McCartney, Lululemon e a holding de luxo Kering formaram um consórcio com a startup para comercializar o material ao redor do mundo. De acordo com a Bolt Threads, os produtos de micélio estarão disponíveis a partir de 2021. 

Esforços sustentáveis

Calçado vegano da linha Stan Smith com a frase "Esse tênis sozinho não vai salvar o planeta". (Foto: Divulgação/Adidas)

 

Mas esse não foi o único anúncio da empresa alemã de itens esportivos com relação à sustentabilidade. Neste ano, pela primeira vez, mais de 60% de todos os produtos da Adidas serão feitos de materiais sustentáveis, como confecções em poliéster reciclado ou algodão sustentável.

saiba mais

Nova coleção de roupas de Marina Ruy Barbosa usa tecido feito com fibra da cannabis

Empresa francesa cria máscaras contra a Covid-19 com fibras de cannabis

 

Ao lado de fornecedores, a Adidas têm trabalhado para que os materiais reciclados sejam feitos e distribuídos em grandes escalas. “Nosso compromisso não apenas torna a Adidas mais sustentável, mas também impulsiona o desenvolvimento de toda a indústria”, disse o CEO da empresa, Kasper Rorsted, em comunicado à imprensa.

Em 2020, alguns calçados clássicos da marca foram revisitados em modelos veganos, a exemplo da linha campeã de vendas Stan Smith, em que materiais alternativos aos derivados de animais e materiais reciclados foram utilizados na produção. 

Tênis de cannabis

Outro clássico campeão de vendas também foi reformulado com base em padrões mais sustentáveis. Desta vez, em colaboração com a marca de roupas Stüssy, a Nike lançou em dezembro passado uma versão do tênis Air Force 1 feito a partir de fibra de cannabis.

Modelo do clássico Nike Air Force 1 desenvolvido com fibras de cannabis (Foto: Divulgação/Stüssy)

 

Disponibilizado em duas cores, uma mais clara e outra escura, o modelo foi construído ao redor de uma base de cânhamo, planta da mesma família da maconha.

Anteriormente, em agosto de 2020, a Nike já havia lançado um calçado a base de cânhamo, o Air Zoom, em conjunto com a Size?, rede varejista do Reino Unido.
Source: Rural

Leave a Reply