Skip to main content

(Foto: Twitter/Reprodução)

 

O presidente da França, Emmanuel Macron, criticou a soja brasileira e associou a produção ao desmatamento da Amazônia. A manifestação foi feita em um vídeo publicado nesta terça-feira (12/1) em uma de suas redes sociais.

“Continuar dependendo da soja brasileira seria endossar o desmatamento da Amazônia. Somos consistentes com nossas ambições ecológicas, lutamos para produzir soja na Europa!”, escreveu Macron em um post no Twitter.

saiba mais

Mercado internacional aumenta pressão sobre origem sustentável da soja brasileira

Sete redes de supermercado da França anunciam bloqueio à soja de áreas desmatadas

 

O político francês tem criticado com frequência a política ambiental brasileira, em especial após o avanço das queimadas e do desmatamento na Amazônia. Além disso, ele já se posicionou contrário ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

O posicionamento de Macron foi rebatido no Twitter pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). A entidade respondeu dizendo que o presidente não deveria usar razões ambientais para justificar sua decisão de subsidiar agricultores franceses a plantar soja.

 

saiba mais

Gigantes de alimentos pedem que tradings evitem soja de áreas desmatadas no Cerrado

 

"Ele deveria ser claro com a opinião pública de que sua decisão é protecionismo embrulhado em argumentos verdes", escreveu a Abiove.

A associação também afirmou, em resposta ao post de Macron no Twitter, que o presidente francês "não é bem informado sobre a soja brasileira" e ressaltou que a produção da oleaginosa na Amazônia é livre de desmatamento desde 2008.

saiba mais

Alemanha doará 25 milhões de euros a projeto agropecuário para conservar Amazônia Legal

 

Veja a manifestação do presidente francês
Source: Rural

Leave a Reply