Skip to main content

Todos os testes são realizados no laboratório NB3 do Complexo de Sanidade e Genética Animal do centro de pesquisa (Foto: Embrapa)

 

A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia fez 24.702 testes moleculares de Covid-19 em 2020. Só em dezembro, 729 amostras foram processadas. O trabalho em apoio ao Ministério da Saúde e ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC) para os diagnósticos da região oeste e extremo oeste de Santa Catarina, abrangendo 118 municípios, teve início em maio passado.

Todos os testes são feitos no laboratório NB3, de alta biossegurança, do Complexo de Sanidade e Genética Animal do centro de pesquisa. A estrutura opera desde 2014 e apoia a valiação e desenvolvimento de técnicas de diagnóstico, assim como isolamento, caracterização, controle e prevenção de microrganismos infecciosos de interesse das cadeias suinícola e avícola.

saiba mais

China suspende compra de carne suína de frigorífico de SC por preocupação com Covid-19

Covid-19 intensificou digitalização de serviços para os produtores rurais

 

A equipe que atua nos testes é formada por 15 profissionais de virologia, imunologia, genética, bacteriologia, patologia e biologia, além de técnicos de laboratório. O trabalho é realizado em duas equipes: uma se concentra na extração de RNA das amostras recebidas e a outra trabalha com o RT-PCR, em tempo real, para a detecção do genoma do vírus.

De acordo com Janice Zanella, chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, recentemente começaram a ser feitos testes de Covid-19 para o SC Transplantes (central de transplantes de órgãos da Secretaria de Saúde de Santa Catarina). Além disso, foram capacitados dez profissionais dos laboratórios regionais do Lacen de Joaçaba e de Chapecó.
Source: Rural

Leave a Reply