Skip to main content

Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas do Grande Sertão (MG) foi uma das contempladas com o apoio (Foto: Divulgação)

 

Uma linha de crédito emergencial do Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) garantiu apoio em meio à crise causada pela pandemia de Covid-19 a mais de 55 mil pequenos produtores rurais e extrativistas que atuam em mais de 30 mil hectares.

Até meados de novembro, R$ 5,13 milhões foram liberados pela organização, que tem como foco a geração de renda no campo e a conservação de florestas e biomas junto a cooperativas, associações e pequenos negócios da agricultura familiar sustentável e do extrativismo.

saiba mais

Quase 60% das 2,7 mil ações de restauração da Amazônia são sistemas agroflorestais

 

Ao todo, 224 associações e cooperativas se inscreveram para solicitar crédito durante a pandemia. Destas, 71 (58%) já tiveram o valor aprovado, incluindo organizações de 19 Estados. Entre os pedidos de ajuda, 37% vieram da região da Amazônia que, junto com o Cerrado, acessou praticamente a metade dos recursos liberados.

“Estamos falando de grupos que não atendem aos requisitos dos bancos porque não têm histórico de crédito, então não conseguem acessar o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), por exemplo. Nosso objetivo era criar condições para habilitá-las a acessar futuramente esse crédito”, explica Rafael Ribeiro, coordenador de finanças de impacto do Conexsus.

 

Outra beneficiada foi a Cooperativa Agroecológica Ireno Alves (Coopaia), do Paraná (Foto: Divulgação)

 

Na região norte, as principais cadeias beneficiadas foram as do açaí e da castanha do Pará. No Cerrado, predominaram os setores de polpas das frutas típicas da região e dos hortifrútis. Tiveram ainda destaque cadeias como a do mel e do baru em outros biomas do Brasil.

Para se candidatar ao auxílio, era necessário cumprir quatro requisitos: ser uma associação ou cooperativa rural ou florestal, ter mais de 20 associados, CNPJ ativo e faturamento em 2019. Foram priorizadas as que mantêm modos de produção sustentável e demonstraram capacidade de pagamento do financiamento.

saiba mais

Conexsus vai auxiliar negócios sustentáveis a acessar crédito do Banco da Amazônia

 

O principal diferencial da oferta de crédito da Conexsus, segundo a instituição, é a assessoria administrativa e financeira. “A gente quer proporcionar uma boa experiência de crédito às associações e cooperativas. Isso facilita que elas tenham autonomia no relacionamento com o mercado e no acesso ao crédito rural subsidiado”, afirma o coordenador.

Ele acrescenta que, para isso, também são adotadas estratégias de reorganização da estrutura produtiva, diversificando táticas comerciais e alcançando, consequentemente, mais perenidade e geração de renda. Na linha emergencial, os beneficiados têm dois anos para pagar o empréstimo, até um ano de carência e taxa de juros de 6% ao ano.

saiba mais

Projeto de pecuária sustentável aumenta produtividade em fazendas do Pantanal

 

O Fundo Socioambiental da Conexsus já foi reconhecido pelo Global Innovation Lab for Climate Finance como um instrumento financeiro inovador para acelerar negócios comunitários e florestais. Ele foi instituído com a ajuda de instituições como o Fundo Vale, a Fundação Good Energies, CLUA (Climate and Land Use Alliance), USAID, Instituto GPA e B3.

Em 2021, deverá ser estruturado um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), que pretende captar R$ 50 milhões para ampliar seu alcance junto a esse público.

Ele contará com 40% de cotas subordinadas para investidores institucionais, que assumem as perdas inicialmente em caso de inadimplência, e 60% de cotas seniores, que terão preferência de recebimento, mas com uma taxa fixa.

saiba mais

Mapa interativo reúne mais de 700 boas práticas de incentivo à produção de alimentos

 

A expectativa da Conexsus é de que a inadimplência fique apenas entre 5 e 10%. “Se o ano foi difícil para grandes empresas, é possível imaginar o que associações e cooperativas que trabalham com cadeias que protegem o meio ambiente e ficaram de fora de políticas assistenciais enfrentaram. Por isso, ficamos felizes em poder suprir deficiências momentâneas de fluxo de caixa que fogem do controle das organizações”, conclui Ribeiro.
Source: Rural

Leave a Reply