Skip to main content

Expectativa é de oferta restrita de soja neste mês (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

O Brasil, maior produtor e exportador global de soja, ainda não tem registros de embarques da oleaginosa previstos para janeiro nos portos, informou nesta quarta-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), após um atraso no plantio da safra 2020/21 que deve reduzir a oferta do grão neste primeiro mês de colheita.

Segundo a Anec, somente 642,9 mil toneladas de milho foram embarcadas na semana de 27 de dezembro a 2 de janeiro, e mais 976,9 mil toneladas do cereal estão previstas para exportação entre os dias 3 e 9 deste mês.

saiba mais

Liderada pelo agro, movimentação de carga foi recorde em Paranaguá e Antonina em 2020

Programação de navios indica queda na exportação de soja e alta na de milho no Brasil

 

Ainda de acordo com a associação, 469,7 mil toneladas de farelo de soja foram enviadas ao exterior de 27 de dezembro a 2 de janeiro, e 309,5 mil toneladas são estimadas para o período entre 3 e 9 de janeiro.

Em meio a um cenário de oferta restrita após fortes exportações no ano passado e atraso na colheita, dados da programação de navios (line-up) da agência marítima Cargonave indicam que embarques de soja do Brasil devem cair mais de 75% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, para cerca de 300 mil toneladas
Source: Rural

Leave a Reply