Skip to main content

 

Boa noite! Confira destaques desta segunda-feira (4/1) no site da revista Globo Rural.

Exportações de carnes

As exportações de carne suína encerraram o último mês de 2020 com crescimento em volume e em receita ante dezembro de 2019. Já as carnes bovina e de frango tiveram retração no faturamento e na quantidade de produto comercializada com outros países, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (4/1) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia. O levantamento considera 22 dias úteis do mês de dezembro de 2020.

Exportações de soja

As exportações brasileiras de soja totalizaram 83,028 milhões de toneladas em 2020, um crescimento de 12,10% ante os 74,063 milhões de toneladas de 2019. O volume ainda fica levemente abaixo do recorde de 2018 (83,246 milhões de toneladas). Em receita, os embarques ao exterior do País totalizaram US$ 28,59 bilhões, aumento de 9,67% ante o obtido em 2019 (US$ 26,07 bilhões). Os dados foram obtidos a partir da soma dos números de exportação de dezembro, divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, com os embarques ao exterior do Brasil de janeiro a novembro, consolidados no Agrostat.

(Foto: Conab/Divulgação)

 

Colheita de soja

A colheita brasileira de soja começou em algumas áreas de Mato Grosso, onde produtores arriscaram semear mais cedo a oleaginosa visando fazer uma segunda safra de algodão em boa janela climática, disseram integrantes do setor produtivo nesta segunda-feira, manifestando preocupações com o clima irregular no ciclo 2020/21.

Crédito para investimentos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reabriu a partir desta segunda-feira (4/1) o protocolo para pedidos de financiamentos relativos a operações de investimentos para a safra 2020/21. Segundo documento assinado pelo superintendente da área de operações e canais digitais, Marcelo Porteiro Cardoso, serão contemplados o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) Investimento, Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura (Programa ABC) e o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro).

Agricultura na China

A China pretende fortalecer a produção de grãos, desenvolver a indústria de sementes e reforçar a proteção de terras cultiváveis em 2021. As ações visam revitalizar e modernizar o setor agrícola. As informações são da Xinhua, agência de notícias oficial do governo chinês. Segundo o ministro chinês da Agricultura e dos Assuntos Rurais, Tang Renjian, a China se esforçará para assegurar que a produção de grãos supere 650 milhões de toneladas neste ano para garantir o fornecimento de alimentos do país.

(Foto: Globo Rural)

 

Gripe aviária na Alemanha

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) notificou 50 casos de gripe aviária na Alemanha. O vírus identificado foi o H5N8 – considerado altamente patogênico pelos organismos de saúde, cuja notificação anterior data de junho de 2017. A fonte ou origem da infecção ainda é desconhecida, de acordo com a OIE. Os casos foram notificados a partir do dia 27 de dezembro de 2020 em fazendas das regiões Brandenburgo, em galinhas, patos, gansos e codornas.

Tratoraço em São Paulo

Sindicatos rurais e cooperativas de mais de 50 municípios de São Paulo vão realizar, na próxima quinta-feira (7/1), um "tratoraço" em forma de protesto contra o aumento na cobrança de ICMS no Estado, disse o vice-presidente do Sindicato Rural de Araraquara e coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas. Segundo ele, o evento é uma forma de tentar "sensibilizar o governo, já que o aumento do imposto vai ser repassado para o consumidor final e afetar diretamente a cesta básica da população".

Atenção com o clima

O Brasil começa 2021 com previsão de nova safra recorde e atenção redobrada ao clima diante da previsão de influência de La Niña, de intensidade moderada a forte, durante o verão. Segundo a Climatempo, os efeitos clássicos do fenômeno incluem menos chuva no Sul e mais precipitações no Norte e no Nordeste. Já nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a La Niña tende a estimular a formação de corredores de umidade, que também provocam chuva.

(Foto: Divulgação)

 

Luto no agro

O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Rio Grande do Sul e diretor vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Tarso Teixeira, morreu na madrugada desta segunda-feira (4/1) por complicações decorrentes da Covid-19. Ele tinha 69 anos e estava internado desde dezembro em Porto Alegre (RS). Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com especialização em Estratégia e Geopolítica, Teixeira era técnico aposentado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do RS, trabalhou em cooperativas e atuou no sindicalismo rural.
Source: Rural

Leave a Reply