Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Nem a pandemia freou o setor de máquinas agrícolas na temporada 2019/2020. Apesar da paralisação de 15 dias imposta nas fábricas, em março, para a adequação aos protocolos de segurança, o setor deslanchou.

Sem as tradicionais feiras agropecuárias, o mundo virtual testemunhou, no segundo semestre, os maiores lançamentos do setor nos últimos anos. As plataformas digitais permitiram ao agricultor conhecer os produtos sem precisar sair de casa.

saiba mais

Sem feiras presenciais, setor de máquinas investe em grandes lançamentos digitais

 

De acordo com as estimativas da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA/Abimaq), as vendas em 2020 podem chegar a ser entre 5% e 10% superiores às do ano passado.

“Havia uma expectativa de que o ano seria bom (nos três primeiros meses), mas veio a pandemia. No entanto, com avanço da safra, bons preços das commodities e alta nas exportações, o setor deslanchou a partir de maio”, explicou o presidente da CSMIA, Pedro Estevão.

saiba mais

Nova plataforma permite registro gratuito de tratores e máquinas agrícolas

 

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) tem sido mais cautelosa e projetou um crescimento de 3% para o setor em 2020.

Segundo a entidade, entre janeiro e setembro foram vendidas no mercado doméstico 33,28 mil máquinas agrícolas e rodoviárias, uma alta de 0,9%emcomparação aomesmo período de 2019. E, em outubro, houve uma alta mensal de 9% na produção. Boa parte desse incremento se deve às exportações, segundo a Anfavea.

saiba mais

“Diesel verde” da Petrobras ameaça mercado de biocombustíveis, afirma Abiove

 

O otimismo com o desempenho nas vendas deve continuar em 2021, segundo a CSMIA, e a projeção é que o setor cresça pelo menos 3% em relação a 2020.

“Se analisarmos o cenário de forma estrutural, temos fatores positivos, como a produção de alimentos, as exportações, os preços alavancados e os produtores capitalizados”, avalia Estevão. “O setor de máquinas agrícolas cresce no mesmo ritmo da agricultura brasileira.”

saiba mais

Falta de matéria-prima para produção desafia indústria de máquinas agrícolas

 

Mas, segundo ele, há fatores incontroláveis que podem interferir no mercado, como as linhas de financiamento (Moderfrota), que terminaram em dezembro e poderão ser retomadas somente junto com o Plano Safra, em junho ou julho de 2021.

Outra preocupação é com o futuro da guerra comercial entre Estados Unidos e China, que pode interferir nos preços das commodities, câmbio e clima. “Há outras linhas de financiamento, como as do BNDES e as de mercado, mas que são mais caras para o produtor rural”, apontou Estevão.

 
Source: Rural

Leave a Reply