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(Foto: 169clue/CCommons)

 

O ano de 2020 não foi bom para os produtores de ovos. Apesar de o consumo ter aumentado no Brasil, mesmo em meio à pandemia, a alta exacerbada dos preços do milho e do farelo de soja minou a rentabilidade das granjas.

De acordo coma Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a média de consumo foi de 230 ovos por brasileiro em 2019. “Estimamos fechar os dados de 2020 com o consumo médio de 250 ovos por habitante e uma produção total de 53 bilhões de ovos, um crescimento de 7% a 8% em comparação com o ano anterior”, destaca o presidente da entidade, Ricardo Santin.

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O médico-veterinário Sérgio Kakimoto, de 54 anos, que administra uma granja de produção de ovos que foi fundada pelos pais em Bastos (SP), conta que, em julho, pagava R$ 35 na saca de milho. “Em outubro, paguei R$ 82. Todos os outros insumos subiram pelo menos 100%.”

Kakimoto observa que o avicultor não tem força para aumentar o preço do ovo porque, se isso acontecer, “a gente não consegue concorrer com outras proteínas, principalmente o frango”.

 
Source: Rural

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