Skip to main content

Santa Catarina investirá R$ 1,5 milhão para instituir um Observatório do Agronegócio, informou nesta segunda-feira, em nota, a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural do Estado. A ideia é incrementar políticas públicas e o acesso a informações sobre o setor produtivo catarinense. "O projeto vai contemplar várias áreas do agronegócio, dando suporte não só à Secretaria de Agricultura e suas empresas vinculadas, mas também orientando toda a estrutura da agricultura catarinense", disse o secretário Ricardo de Gouvêa.

O projeto será tocado pela pasta, em parceria com o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa). Ainda conforme a nota, a ideia é concentrar em um só local as informações relativas à produção agropecuária, mercado, comércio exterior, comércio interestadual, agroindústrias, desempenho do agronegócio, infraestrutura de produção, crédito rural e dados regionalizados. Os índices servirão de base para o planejamento de políticas públicas, novas ações e também poderão ser acessadas por produtores rurais para embasar a tomada de decisões.

Informações da secretaria, da Epagri, do Cidasc, do Ceasa e do próprio setor produtivo serão reunidas no Observatório, "para que os gestores e produtores rurais possam tomar decisões mais acertadas, gerando valor para o agro de Santa Catarina", disse o secretário adjunto Ricardo Miotto.A expectativa é de que o Observatório do Agronegócio Catarinense esteja em pleno funcionamento dentro de 36 meses, sendo que os primeiros resultados deverão estar disponíveis já em 2021.

saiba mais

Pandemia, nova lei do agro e modernização de cartórios impulsionam crédito digital

Agro tem saldo comercial bilionário e exportações recordes em 2020

 
Source: Rural

Leave a Reply