Skip to main content

Exportação de café verde totalizou 159,4 mil toneladas em dezembro (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

As exportações de café e algodão do Brasil deverão fechar dezembro em alta em relação a igual período do ano passado, após concluírem a terceira semana do mês com embarques em ritmos superiores aos vistos no mesmo mês de 2019, indicaram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira (21/12).

Conforme os números do governo, as exportações de açúcar do país até a terceira semana do mês, de 2,05 milhões de toneladas, já superam o total verificado há um ano (1,43 milhão de toneladas), com a média diária apurando alta de 109,27% na comparação anual.

Já os embarques de café verde somam, até este momento do mês, 159,4 mil toneladas, o que indica média de 11,4 mil toneladas exportadas por dia, aumento de 25,97% ante a média diária de dezembro, quando as exportações fecharam próximas de 190 mil toneladas.

saiba mais

Agro tem saldo comercial bilionário e exportações recordes em 2020

Soja deve manter liderança nas exportações do Brasil em 2021

 

Em ritmo semelhante, os embarques de algodão apuram média diária de 17,7 mil toneladas neste mês, 34% acima de mesmo período de 2019. Em três semanas, as exportações somaram 248,5 mil toneladas, versus 277,8 mil toneladas em todo o mês de dezembro do ano passado.

Por outro lado, os embarques de soja –principal produto de exportação do Brasil– seguem fracos em dezembro, após o enorme volume enviado para o exterior neste ano se concentrar em meses anteriores, reduzindo fortemente a oferta da oleaginosa. Na comparação da média diária atual com a de um ano atrás, a Secex indica queda de 91,7%.
Source: Rural

Leave a Reply