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(Foto: Reprodução)

 

A Embrapa Gado de Leite promoveu virtualmente, na quinta-feira (17/12) a final do Desafio das Startups. Concorreram sete empresas e a campeã foi a Milk Farm, que apresentou o Eco Teste, tecnologia para o controle de resíduos de antibiótico no leite. Controlado por aplicativo, é capaz de detectar oito diferentes grupos desse tipo de medicamento. A tecnologia foi criada pelos veterinários Bruno Machado e Felipe Batista Zampirolli.

Apesar do ano difícil, devido à pandemia do coronavírus, o Desafio das Starups, realizado em parceria da Embrapa Gado de Leite e empresas privadas, avaliou 47 projetos, em uma verdadeira maratona durante o período de dezembro de 2019 a novembro de 2020. Nesta edição, além de 13 Estados brasileiros, vieram concorrentes da Argentina e Angola.

“Estamos fechando um ano difícil por conta do coronavírus, porém, a pecuária de leite continua focada na alta tecnologia. Foi o que mostrou a quinta edição do Desafio das Startups, que veio repleto de novidades decisivas para auxílio do pecuarista”, afirma Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite.

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Ele considera esse movimento de inovação fundamental no país: “A tecnologia, a ciência nos levam ao desenvolvimento econômico e social no Brasil. A nossa proposta é ter leite 4.0. É isso que tem sido feito por pesquisadores, técnicos, empreendedores e universitários. E o compromisso da Embrapa Gado de Leite contempla toda a cadeia produtiva”.

A vice-campeã foi a UaiCup, que apresentou uma caneca para análise da qualidade do leite como contagem de células somáticas e teores de proteína e gordura. O terceiro lugar foi conquistado pelo Projeto Q. “É uma ponte entre os produtores de queijo e os órgãos de regulamentação”, explica Ana Luísa Santos, a líder do projeto.

O Desafio das Startups é uma das etapas do Ideas For Milk 2020, da Embrapa.

Prêmio Inovação

Neste ano a Embrapa criou também o Prêmio Inovação. Escolheu as empresas já estabelecidas que lançaram processos e produtos novos. “Existe um novo consumidor e ele quer saber como funciona toda a cadeia produtiva do leite. Deseja não só sabor e qualidade e sim ter informações sobre bem estar animal, meio ambiente e etc”, diz Paulo Martins.

Foram premiadas seis empresas: Verde Campo (Pagamento por sólidos), Sooro Rener (Blog educativo sobre soro de leite), Nestlé (canal de relacionamento com o produtor durante a pandemia), Embaré (queijo fresco de caixinha), Piracanjuba (manteiga gourmet e Letti (expansão da linha de derivados do leite A2).
Source: Rural

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