Skip to main content

Trabalhadores movimentam sacas de açúcar em Calcutá, na Índia (Foto: REUTERS/Rupak De Chowdhuri)

 

O governo da Índia aprovou nesta quarta-feira um subsídio de 35 bilhões de rúpias (475,78 milhões de dólares) para incentivar usinas de açúcar em dificuldades financeiras a exportarem 6 milhões de toneladas do adoçante no ano comercial 2020/21, que teve início em outubro.

Os subsídios à exportação foram criados para aumentar os embarques do segundo maior produtor global e reduzir os elevados estoques. Mas a medida pode pressionar os preços globais do açúcar, que têm sido negociados perto do menor nível em sete semanas.

Um montante pendente de subsídios à exportação de 53,6 bilhões de rúpias referentes ao ano passado será transferido para as contas dos produtores de cana-de-açúcar dentro de uma semana, disse a jornalistas o ministro da Informação, Prakash Javadekar, após reunião do gabinete de governo.

A alocação de 35 bilhões de rúpias para a exportação de 6 milhões de toneladas significa um subsídio de 5.833 rúpias por tonelada, que é menor do que a expectativa da indústria de 8.000 rúpias e abaixo do subsídio do ano passado, de 10.448 rúpias, disse um usineiro.

saiba mais

Unica não espera retaliação dos EUA após fim de cota para etanol

Conab estima produção de 665,1 milhões de toneladas de cana na safra 20/21

 

O subsídio ajudou a Índia a exportar um recorde de 5,7 milhões de toneladas de açúcar na temporada 2019/20 encerrada em 30 de setembro.

Apesar do subsídio mais baixo, a Índia pode exportar 6 milhões de toneladas de açúcar com a alta dos preços no mercado mundial, disse Abinash Verma, diretor-geral da Associação de Usinas de Açúcar Indianas (ISMA).

"A queda na produção de açúcar da Tailândia dá uma oportunidade para a Índia exportar para seus mercados tradicionais como Indonésia e Malásia", disse Verma.

Mas alguns representantes do setor de açúcar indiano disseram que o país poderia exportar entre 4 a 5 milhões de toneladas, já que o anúncio do subsídio foi adiado este ano por quase três meses.

"Havia demanda de exportação, mas as usinas não conseguiam fechar contratos devido à incerteza sobre o subsídio. Agora elas vão começar a fazer açúcar bruto para exportação", disse Praful Vithalani, presidente da All India Sugar Trade Association (AISTA).

As usinas indianas tradicionalmente produzem açúcar branco para consumo local.
Source: Rural

Leave a Reply