Skip to main content

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O plantio da nova safra de soja alcançou 95% da área prevista na última quinta-feira (10/12). No mesmo período do ano passado, o índice era de 96%. Em relação à semana anterior, houve um avanço de cinco pontos percentuais.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14/12) pela AgRural. Segundo a consultoria, a chuva retornou a boa parte das regiões produtoras do país. Mesmo irregular, houve bom volume nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e no Paraná.

saiba mais

Mato Grosso finaliza plantio da safra 2020/21 de soja

 

No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Matopiba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), entretanto, a consultoria afirma que as precipitações foram menos intensas, mas a umidade do solo garantiu o avanço do plantio.

A AgRural estima uma safra de soja de 131,6 milhões de toneladas de grão no ciclo 2020/21. Uma revisão foi feita na semana passada, após problemas de produtividade no Mato Grosso, o que fez com que o total fosse reduzido em 600 mil toneladas do que o projetado anteriormente.

saiba mais

Empresa de salmão da Noruega decide não comprar mais soja do Brasil

 

Preço em queda

Enquanto isso, o preço da soja caiu, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP). O indicador ESALQ/BM&FBovespa Paranaguá (PR) diminuiu 3,4% entre 4 e 11 de dezembro, a R$ 147,31 pela saca na última sexta-feira (11/12).

Já o Indicador Cepea/Esalq Paraná recuou 4,8% no mesmo comparativo, a R$ 141,23 pela saca de 60 kg. Segundo os pesquisadores, os preços dos derivados também reduziram, influenciados pela menor demanda doméstica, uma vez que grande parte dos consumidores se abasteceu para o médio prazo e não mostra interesse em novas compras.
Source: Rural

Leave a Reply