Skip to main content

Safra recorde e preços elevadas ajudaram a elever PIB da Agropecuária (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro acumula alta de 8,48% de janeiro a agosto em comparação com igual período de 2019, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em nota divulgada nesta quinta-feira. Especificamente em agosto ante igual mês do ano passado, o avanço foi de 1,65%. O cálculo é feito pelo Cepea/Esalq-USP em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O crescimento do PIB agropecuário é atribuído à safra recorde de grãos 2019/20 e à forte alta dos preços agropecuários – resultado do reforço na demanda, tanto interna quanto externa, e do câmbio favorável. Os segmentos primário e de agrosserviços foram os de maior destaque no ano, com alta, respectivamente, de 23,03% e 7,28%, diz o centro de estudos. Já a agroindústria foi o setor mais afetado pela pandemia de covid-19. Com recuos em abril e maio, este indicador vem se recuperando desde junho e, até agosto, apresenta 0,9% de desempenho negativo.

saiba mais

Alta no ICMS deixará carne, leite e energia no campo mais cara em SP, alerta Fiesp

Mercado financeiro eleva estimativa de inflação de 3,54% para 4,21%

 

"É importante ressaltar que as dificuldades para o crescimento do PIB agroindustrial se relacionam sobretudo às atividades de base agrícola", cita o Cepea, que continua: "A agroindústria da pecuária, por sua vez, tem apresentado crescimento no período, impulsionada pelos maiores preços das carnes e dos laticínios frente a 2019."

Pesquisadores do Cepea concluem que, de modo geral, apesar de a pandemia ter afetado negativamente o agronegócio em diferentes momentos do ano e particularmente setores específicos – como hortícolas, flores e leite e diversas agroindústrias -, o desempenho geral do PIB tem se mostrado bastante favorável.
Source: Rural

Leave a Reply