Skip to main content

Vale do Ribeira foi escolhido para iniciar projeto de gastronomia (Foto: Gov. de SP)

 

O governo de São Paulo apresentou nesta quarta-feira (9/12), na cidade de Registro, na região do Vale do Ribeira, interior paulista, o Programa Rotas Gastronômicas, um projeto que reúne os setores de gastronomia, turismo e agricultura. O objetivo é integrar esses três segmentos para desenvolver, principalmente, os pequenos produtores rurais das regiões que fazem parte do programa.

O lançamento faz parte da “Semana MesaSP”, evento tradicional do setor de gastronomia que, neste ano, será virtual. O tema deste ano é “Mesa Regenera, um “movimento de mudança de pensamento, de como regenerar o planeta a partir do turismo, da gastronomia e da agricultura”, definiu o presidente da Prazeres da Mesa, organizadora do evento, que elegeu a chef Morena Leite como madrinha.

saiba mais

Guitarrista Carlos Santana lança marca de maconha para "cura e bem-estar espiritual"

Orquestra Sinfônica do Paraná homenageia trabalhadores do campo em concerto virtual

 

Morena é neta de produtores de café da região de Espírito Santo do Pinhal, e de comerciantes de chá, instalados na região do Vale do Ribeira. “É uma das regiões mais ricas de natureza, com uma produção incrível de alimentos e o turismo pode agregar todos estes valores para desenvolver a economia local”.

A região do Vale do Ribeira, que passa agora a ser conhecida como o Vale do Futuro, foi a escolhida para o lançamento do programa Rotas Gastronômicas por ser uma região com alto potencial turístico, gastronômico e agrícola (a região é grande produtora de chá, banana, palmito e búfalos). Mas, de acordo com o Secretário de Estado do Turismo, Vinícius Lummertz, as Rotas Gastronômicas também serão instaladas na Mata Atlântica, Mantiqueira Paulista, Circuito das Águas e Flores e no Litoral Norte.

Governador de São Paulo, João Doria, participou do evento, em Registro (Foto: Viviane Taguchi/Ed. Globo)

Gustavo Junqueira, Secretário de Agricultura de São Paulo, destacou o potencial agropecuário da região. “O Vale do Ribeira é um grande produtor de muçarela de búfala, de qualidade internacional reconhecida”, disse Junqueira. “A partir de janeiro, iniciaremos também na região o programa Rotas Rurais, em parceria com a Google, que vai mapear todas as propriedades rurais da região, com o endereçamento de cada uma delas”.

De acordo com Junqueira, a implementação do Programa Rota Rural sofreu atraso devido á pandemia, mas o processo já foi concluído em duas cidades: Itu e Botucatu. “Todas as propriedades rurais do Vale do Ribeira começam a ser inseridas nas rotas rurais complementando o programa rotas gastronômicas”.

O governador João Doria também participou do lançamento do programa e ressaltou o papel da economia da região, que tem como foco os microempreendedores. “Temos que ter uma visão empreendedora e olhar para quem move esta região: os pequenos produtores rurais e os microempreendedores. O programa traz benefícios reais para pequenos produtores rurais fazendo negócios com microeempreendedores e atraindo os turistas. É uma forma de comércio justo e de valor agregado”.
Source: Rural

Leave a Reply