Skip to main content

Startups concorrentes têm que oferecer respostas às necessidades de uma fazenda de leite (Foto: Jarbas Oliveira/Ed. Globo)

 

Dia 10 próximo, quinta-feira, é a fase final do Desafio das Startups, quando a campeã será escolhida. A prova, realizada pela atuante Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG), avaliou as mais inovadoras startups e as que melhor dão respostas às necessidades de uma fazenda de leite. São seis as startups finalistas, sendo 5 brasileiras e uma de Angola, na África.

O final é bastante esperado. O Desafio das Startups já está em sua quinta edição. Foram avaliadas 47 startups de 13 Estados brasileiros, de Angola e também da Argentina. Segundo Paulo do Carmo Martins,  chefe-geral da Embrapa, a competição inovou ao consolidar a parceria universidade e empresas com o propósito de levar tecnologia de ponta às fazendas. São muitas as empresas que colaboram. A decisão será transmitida ao vivo pelo Canal da Embrapa, no Youtube.

“Convidamos uma banca de avaliadores multidisciplinar, composta por pesquisadores, empresários, produtores de leite, comunicadores especializados e analistas da Embrapa. A competição certamente será difícil porque as propostas de 2020 estão muito consistentes. Isso é resultado do amadurecimento do movimento Ideas For Milk”, afirma Paulo Martins.

saiba mais

Simental lança 23ª edição do Sumário de Touros

Comércio de genética angus registra aumento de 28,72%

 

O Desafio das Startups faz parte do movimento chamado Ideas For Milk, criado pela Embrapa. E os equipamentos criados pelas startups são mesmo imaginativos e úteis.  No ano passado, por exemplo, a vencedora foi a Volutech, cujos criadores são da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. A solução apresentada pela vencedora afere o volume e a temperatura de tanques de resfriamento de leite.

O equipamento, instalado na tampa de abertura dos tanques, também envia alertas para o produtor em caso de alterações no resfriamento do leite que possam interferir na qualidade do produto. A solução apresentada por estudantes de Viçosa também permite à indústria monitorar a qualidade do produto, permitindo melhor rastreabilidade do leite.

Este jornalista foi um dos jurados.
Source: Rural

Leave a Reply