Skip to main content

Plantio da soja está em reta final no Brasil (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

O plantio da safra brasileira de soja 2020/2021 subiu 3 pontos porcentuais na semana passada, alcançando 90% da área estimada para o Brasil na quinta-feira (3/12) em comparação com 86% uma semana antes e com os 93% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural divulgado nesta segunda-feira (7/12). Conforme a consultoria, o mês de dezembro trouxe de volta as chuvas em parte da Região Sul do País, onde a estiagem provocou um atraso no plantio, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Em outras regiões produtivas, contudo, o clima seco e de altas temperaturas continua predominando, apesar de pancadas de chuvas esparsas. Embora a previsão do tempo aponte para a ocorrência de novas chuvas nos próximos dias, produtores continuam apreensivos em diversos Estados brasileiros.

A AgRural disse, ainda, que agora os trabalhos de campo se concentram no Sul do País e também no Norte, com o ritmo acelerado na região do Matopiba, mesmo que ainda aquém do verificado nas últimas duas semanas, em virtude da baixa umidade. Por enquanto, a estimativa para a safra continua apontando para 132,2 milhões de toneladas na safra 2020/21, com uma área de 38,3 milhões de hectares. Nesta semana, a consultoria apresenta novas projeções para a cultura.

saiba mais

Venda antecipada de soja chegou a 56,5%, diz Safras e Mercado

La Ninã está perdendo a força e soja pode ter safra cheia, diz Rural Clima

 
Source: Rural

Leave a Reply