Skip to main content

(Foto: Binyamin Mellish/Creative Commons)

 

Para conter a degradação dos solos, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Centro de Manejo e Sequestro de Carbono (C-MASC) da Universidade Estatal de Ohio, nos EUA, dirigido pelo professor Rattan Lal, maior autoridade mundial em Ciências do Solo, lançam nesta sexta-feira (4/12) a iniciativa "Solos Vivos das Américas".

A ideia é promover a cooperação técnica com governos, organismos internacionais, universidades, setor privado e organizações da sociedade civil para contribuir para deter processos de degradação da terra e da agricultura que esgotam a matéria orgânica dos solos.

saiba mais

Nova plataforma oferece dados integrados sobre o solo no Brasil

Saquinhos de chá são usados por cientistas brasileiros para avaliar qualidade do solo

 

A principal causa da degradação nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas da América Latina e do Caribe é a desertificação. Outra causa importante é a perda da biodiversidade e desmatamento. Esses fenômenos expõem os solos da América Latina e do Caribe à erosão hídrica e à degradação química (salinidade e acidez).

Estima-se que aproximadamente 49% dos territórios estão expostos à erosão hídrica e cerca de 56% da terra estão afetadas pela degradação química do solo.

"Precisamos de uma agricultura amigável com a natureza, que melhore a eficiência e restaure a saúde dos solos. A produtividade pode aumentar com uma melhor agricultura. Fechar as lacunas de produção com uma agricultura melhor, com mais saúde dos solos, vai permitir produzir mais com menos", afirma Rattan Lal.
Source: Rural

Leave a Reply