Skip to main content

(Foto: Daderot/Wikimedia Commons)

 

Autoridades da cidade de Yuhuan, na província de Zhejiang, no leste da China, informaram que uma amostra de carne suína brasileira testou positivo para o novo coronavírus. As informações são da Xinhua, agência de notícias oficial do governo chinês.

A amostra foi detectada em um mercado da cidade, mas a origem é um lote de carne congelada importada do Brasil, segundo a agência. O nome da empresa brasileira que exportou o produto não foi informado até o momento.

A carne entrou na China pelo Porto de Yangshan, em Shanghai, em 28 de setembro, de acordo com um sistema de rastreamento baseado em blockchain para alimentos de cadeia fria.

saiba mais

China reabilita importações de carne suína de frigorífico da BRF em Lajeado (RS)

 

 

O centro municipal de controle e prevenção de doenças de Yuhuan afirmou que a amostra que testou positivo foi coletada em um mercado da cidade. As autoridades locais selaram a carne, desinfetaram o mercado e as áreas próximas e colocaram em quarentena 55 pessoas que entraram em contato direto com o produto.

Os resultados dos testes de ácido nucleico de todos os contatos próximos deram negativo, informou a agência Xinhua. Trinta amostras de alimentos e ambiente retiradas do mercado também deram negativo.

saiba mais

China confirma Covid-19 em embalagem de carne bovina exportada pelo Brasil

 

Em setembro, a Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) anunciou que suspenderia automaticamente as importações de empresas cujos produtos refrigerados tivessem resultado positivo em testes de ácido nucleico para Covid-19 por uma ou duas vezes.

O período de suspensão, pré-determinado, varia de uma semana a um mês. A medida, segundo a GACC, visa “evitar que a nova epidemia de coronavírus importe riscos por meio de alimentos importados”.

Em 13 de novembro, autoridades chineses já haviam relatado ter encontrado rastros do novo coronavírus em três amostras de carne bovina procedente do Brasil. A carne estava congelada desde que chegou à China em agosto, procedente do Porto de Santos, e não havia sido enviada ao mercado.

saiba mais

China reabilita frigoríficos de MT e MS que haviam sido suspensos por Covid-19

 

 

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) diz que não recebeu oficialmente informações sobre o teste positivo na amostra de carne suína brasileira na China, mas segue em contato direto com o Ministério da Agricultura para fazer os esclarecimentos que forem necessários às autoridades chinesas.

Também reitera que, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e os demais órgãos de saúde no Brasil e no exterior, não há evidências científicas sobre a transmissão de Covid-19 por meio de alimentos.
Source: Rural

Leave a Reply