Skip to main content

(Foto: Paulo Pires/Divulgação FecoAgro)

 

O plantio da safra de soja 2020/21 do Rio Grande do Sul atingiu 61% da área prevista, avanço semanal de 14 pontos percentuais, informou a Emater/RS-Ascar, em levantamento.

"A previsão de chuvas animou os agricultores, que em várias regiões realizaram plantios mesmo sem condições adequadas de umidade. As chuvas ocorridas em todas as regiões contribuíram para a retomada das operações de plantio, para o desenvolvimento da cultura e também para o início das operações de tratos culturais", disse a Emater em relatório semanal.

saiba mais

Falta de chuvas leva produtores de Mato Grosso a replantar áreas de soja

 

Apesar do avanço, ainda há atraso ante igual período do ano passado, quando 76% da área havia sido plantada. No caso do milho, o plantio alcançou 85% da área no Estado, ante 83% na semana anterior e 88% em igual período de 2019.

"As precipitações de distribuição irregular e volumes variados no Estado ocorridas durante a semana contribuíram para amenizar o déficit hídrico ocasionado pelo longo período de tempo seco e para retomar os plantios e os tratos culturais", disse a Emater.

saiba mais

Atraso nas chuvas e no plantio já compromete produtividade da safra 2020/2021

 

Até 3 de dezembro, já foram comunicadas 1.646 ocorrências de perdas para cobertura do Proagro. Ainda segundo a Emater, o plantio do arroz estava 98% concluído, avanço de 1 ponto percentual em uma semana. Os trabalhos estão adiantados ante igual período de 2019, quando 88% da área havia sido plantada.

As chuvas ajudaram no desenvolvimento dos cultivos e na etapa final da semeadura, segundo o boletim. A colheita de trigo atingiu 99%, ante 98% uma semana atrás e em linha com igual período de 2019. Restam áreas a serem colhidas em Bagé, Pelotas e Caxias do Sul.
Source: Rural

Leave a Reply