Skip to main content

A indústria cresceu 14,8% e os serviços aumentaram 6,3% (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária registrou uma redução de 0,5% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior, mas mantém um crescimento de 2,4% no acumulado do ano, segundo dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado nesta quinta (3/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Somente a agropecuária teve queda no trimestre. A indústria cresceu 14,8% e os serviços aumentaram 6,3%. No geral, o PIB teve alta de 7,7%, maior variação desde o início da série em 1996, mas ainda insuficiente para recuperar as perdas provocadas pela pandemia. De janeiro a setembro, há uma perda acumulada de 5% em relação ao mesmo período de 2019.

saiba mais

CNA prevê alta de 3% para o PIB Agro em 2021 mesmo com quebras de safra e aumento de custos

Empregos na agropecuária crescem no 3º trimestre, aponta pesquisa do IBGE

 

“Crescemos sobre uma base muito baixa, quando estávamos no auge da pandemia, o segundo trimestre. Já a queda da agropecuária se deve a um ajuste de safra. O setor é o único que está crescendo no ano, muito puxado pela soja, que é a nossa maior lavoura”, destaca a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Na comparação anual, enquanto o PIB geral recuou 3,9% no terceiro trimestre, a agropecuária avançou 0,4%, impulsionada pelo crescimento da produção e ganho de produtividade da atividade agrícola. Segundo o IBGE, os destaques são as culturas com safras relevantes no terceiro trimestre que apontaram crescimento na estimativa de produção anual: café (21,6%), cana de açúcar (3,6%), algodão (2,5%) e milho (0,3%). Por outro lado, as culturas de laranja e feijão registraram queda de 3,4% e 4,0%, respectivamente.
Source: Rural

Leave a Reply